Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1168
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Theresinha Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.author | FAGUNDES, Norma Carapiá | pt_BR |
dc.coverage.spatial | BA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:18Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:18Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1168 | - |
dc.description | BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER COMO ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO, DESENVOLVIDAS ENTRE A UFBA, SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE E MORADORES DE BAIRROS, NOS QUAIS A UNIVERSIDADE ATUA COM PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA OU EXTENSÃO, PODEM SE TORNAR ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS DIFERENCIADAS, PARA UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA MAIS PLURAL E HETEROGÊNEA. ANALISA-SE, ASSIM, DE QUE FORMA OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, ENTRE OS SABERES, POSSIBILITADOS POR ESTE TIPO DE PRÁTICA, PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS PLURAIS, EXTRAPOLANDO O LIMITE DAS PURAMENTE INSTRUMENTAIS/TÉCNICO/CIENTÍFICAS, HEGEMONICAMENTE DEMANDADAS PELOS ATUAIS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. SÃO ANALISADAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COM COMUNIDADES DESENVOLVIDAS PELOS CURSOS DE ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA E MEDICINA, COM OS SEGUINTES OBJETIVOS: I) IDENTIFICAR E DISCUTIR OS DISTINTOS MODOS DOS SUJEITOS CONCEBEREM O TRABALHO COLETIVO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE. II) CARACTERIZAR AS APRENDIZAGENS REFERIDAS COMO (RE)CONSTRUÍDAS EM EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO CONJUNTO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE. III) IDENTIFICAR POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE AS APRENDIZAGENS REFERIDAS E O ESPAÇO ONDE AS PRÁTICAS OCORREM. IV) CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO E INSTITUIÇÃO DE NOVAS FORMAS DE FAZER CURRÍCULO, PARA ALÉM DAS FORMAS VERTICAIS, CENTRALIZADAS E POUCO PARTICIPATIVAS QUE TRADICIONALMENTE TÊM CARACTERIZADO ESSE PROCESSO. A PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA/METODOLÓGICA TEM COMO PRINCIPAL SUBSTRATO A ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL, QUE ORIENTA A ANÁLISE DOCUMENTAL E O TRABALHO DE CAMPO, CONSTITUÍDO POR GRUPOS FOCAIS E OBSERVAÇÃO DIRETA. PARTICIPARAM DA PESQUISA ESTUDANTES E PROFESSORES DOS TRÊS CURSOS ENVOLVIDOS, LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E AGENTES DE SAÚDE ATUANTES NO DISTRITO SANITÁRIO BARRA/ RIO VERMELHO EM SALVADOR. O MAIOR GANHO PROPORCIONADO PELO TRABALHO COOPERATIVO NA OPINIÃO DE TODOS OS GRUPOS ENVOLVIDOS FOI O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS MAIS SÓLIDOS COMO PARTE DE UM NOVO COMPROMISSO ÉTICO FIRMADO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE. NA OPINIÃO DOS ESTUDANTES, AS APRENDIZAGENS MAIS SIGNIFICATIVAS FORAM: MELHORIA DA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO (FALAR E ESCUTAR); APRENDER A SE RELACIONAR E A ACOLHER O OUTRO; PERCEBER QUE A POPULAÇÃO TEM SEUS PRÓPRIOS SABERES E QUE NÃO DEPENDEM EXCLUSIVAMENTE DAQUELES DISSEMINADOS PELA UNIVERSIDADE OU PELOS TÉCNICOS DE SAÚDE; GERIR SITUAÇÕES QUE OCORREM NO COTIDIANO DO TRABALHO; RESOLVER PROBLEMAS CRIATIVAMENTE; ATENTAR PARA UMA PRÁTICA PROFISSIONAL HUMANIZADA; COMPREENDER DE FORMA MAIS AMPLA OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. A ANÁLISE EVIDENCIOU TAMBÉM A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UM MAIOR APORTE DE PRÁTICAS FORA DO ESPAÇO CONFINADO DA UNIVERSIDADE COMO FORMA DE SE BUSCAR CAMINHOS PARA A SUPERAÇÃO DA CONCEPÇÃO DOMINANTE DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA UNIDIRECIONAL, AUTORITÁRIA, BASEADA NA IDÉIA DE APRENDIZAGEM COMO SIMPLES AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES. ESTA FORMA DE CONCEBER A EDUCAÇÃO CONSTITUI-SE NO PRINCIPAL ELEMENTO DE CRÍTICA DOS ESTUDANTES AOS CURRÍCULOS DE SEUS RESPECTIVOS CURSOS E DOS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO AO TRABALHO DITO COOPERATIVO. A POSSIBILIDADE DE QUE AS PRÁTICAS ESTUDADAS VENHAM A SER UM LÓCUS EFETIVO DE CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE CONHECIMENTOS, A PARTIR DA TROCA, DA INTERAÇÃO E DO RECONHECIMENTO E AUTORIZAÇÃO DO SABER DO OUTRO, FOI MUITO POUCO EVIDENCIADA. | pt_BR |
dc.format.extent | 1922990 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | CURRÍCULO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | PROFISSIONAL EM SAÚDE-FORMAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional | pt_BR |
dc.title | EM BUSCA DE UMA UNIVERSIDADE OUTRA: A INCLUSÃO DE "NOVOS" ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools