Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUINTANA, Alberto Manuel | pt_BR |
dc.contributor.author | FERNANDES, Francene Fabricia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:17Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:17Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1164 | - |
dc.description | CENTRAL E SETORIAL | pt_BR |
dc.description.abstract | O LIDAR COM A MORTE E A EDUCAÇÃO MÉDICA O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR COMO O ESTUDANTE DE MEDICINA PERCEBE O SEU PREPARO PARA LIDAR COM A MORTE DURANTE O CURSO DE GRADUAÇÃO. PARA TANTO SE UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA. FORAM ENTREVISTADOS QUINZE ESTUDANTES, SENDO CINCO DO PRIMEIRO, CINCO DO QUINTO E CINCO DO DÉCIMO PRIMEIRO SEMESTRES. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA A PARTIR DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CONFORME CONCEPÇÕES DE BARDIN (1991) E BASEOU-SE EM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REFERENTE AO CONTEXTO DO ENSINO DA MEDICINA, EDUCAÇÃO MÉDICA, PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM, O MÉDICO ENQUANTO DOCENTE, A FUNÇÃO DO DOCENTE EM MEDICINA, A RELAÇÃO DO HOMEM COM A MORTE, A MORTE COMO UM DESAFIO PARA O ESTUDANTE DE MEDICINA E O MÉDICO E O PREPARO DO ESTUDANTE DE MEDICINA PARA LIDAR COM A MORTE. CONCLUSIVAMENTE PODE-SE PERCEBER QUE A PRESENÇA DA MORTE É UMA CONSTANTE NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA, GERANDO ANGÚSTIA E OS LEVANDO A DESENVOLVER RECURSOS DEFENSIVOS INTENSOS. PERCEBEM-SE INICIATIVAS EM OFERECER AOS ACADÊMICOS RECURSOS VINCULADOS A PRÓPRIA FORMAÇÃO MÉDICA ONDE POSSAM ELABORAR AS ANGÚSTIAS INERENTES A ELA, PRINCIPALMENTE AQUELAS REFERENTES A MORTE DE PACIENTES. É NECESSÁRIO, NO ENTANTO, CONSOLIDAR ESTAS INICIATIVAS TORNANDO-AS CADA VEZ MAIS COMUNS, ACESSÍVEIS E PRÓXIMAS DOS ACADÊMICOS. PALAVRAS-CHAVE: PSICOLOGIA E MEDICINA, EDUCAÇÃO MÉDICA, MORTE. | pt_BR |
dc.format.extent | 459297 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO MÉDICA | pt_BR |
dc.subject | PRÁTICAS EDUCATIVAS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional | pt_BR |
dc.title | O LIDAR COM A MORTE E A EDUCAÇÃO MÉDICA | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools