Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOOS, Helga | pt_BR |
dc.contributor.author | CAVALLET, Susan Regina Raittz | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:16Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1163 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | A EDUCAÇÃO SUPERIOR TEM SIDO CONSIDERADA UMA FORMA PRIVILEGIADA DE ACESSO A MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA. ANUALMENTE, CERCA DE DEZ CANDIDATOS POR VAGA SE INSCREVEM PARA O ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. A UNIVERSIDADE É UM CAMPO DE PLURALIDADE, DIVERSIDADE, EMBATE, CONSTRUÇÃO DE TEORIAS E ESPAÇO DE DAR VOZ. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE BUSCAM A UNIVERSIDADE TEM COMO EXPECTATIVA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ENTRETANTO, TORNAR-SE PROFISSIONAL É UMA QUESTÃO INQUIETANTE, POIS EXIGE O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE PROPOR ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS E ÉTICAS PARA OS DESAFIOS PESSOAIS E COLETIVOS DE DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO, CONCILIANDO CONDIÇÕES OBJETIVAS E DESEJOS. IMERSOS EM MUDANÇAS SOCIAIS INTENSAS, OS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR PROCESSAM PSIQUICAMENTE TRABALHOS SUBSTANCIAIS QUE AFETAM SUA SUBJETIVIDADE. A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FAZ PARTE DA CONDIÇÃO DO HOMEM COMO SER PRODUTOR E PRODUZIDO EM DADA REALIDADE SOCIAL. NÃO SE PODE ABRIR MÃO DA REPRESENTAÇÃO DE SI PRÓPRIO, MESMO QUE ELA SÓ POSSA SER APREENDIDA EM PARTE. ORIENTADA POR MÚLTIPLAS IDENTIFICAÇÕES, A IDENTIDADE NÃO COMPORTA O TODO PSÍQUICO, PORÉM TEM IMPORTANTE FUNÇÃO RELACIONAL, APRESENTANDO O SUJEITO E DIFERENCIANDO-O DOS DEMAIS. CONVIVER MELHOR COM A PRÓPRIA DIFERENÇA E COM AS DIFERENÇAS NOS OUTROS É PROPÍCIO À QUALIDADE DAS INTERAÇÕES, À POSSIBILIDADE DE SAIR DA ESTAGNAÇÃO E VIVER MUDANÇAS. A ESCOLHA É UM PROCESSO COMPLEXO, COM IMPLICAÇÕES COGNITIVAS, AFETIVAS, CONATIVAS E SÓCIO-HISTÓRICAS, NO QUAL A MANEIRA COMO O INDIVÍDUO SE PERCEBE DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL. O TRABALHO PSÍQUICO DE ELABORAÇÃO DE LUTOS QUE SE IMPÕE EM MOMENTOS DE TRANSIÇÃO, COMO A ADOLESCÊNCIA, É IMPRESCINDÍVEL PARA A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS SUBJETIVOS QUE PODEM SE RENOVAR PELA CONDIÇÃO DE FAZER-SE RECONHECER E ESTABELECER TROCAS. NESTE ESTUDO FORAM INVESTIGADAS AS AUTOREPRESENTAÇÕES DOS CANDIDATOS AO ACESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPR EM 2005 E OS DADOS DOS QUESTIONÁRIOS SÓCIO-EDUCACIONAIS DE INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR NO PERÍODO 2001-2006. POR INTERMÉDIO DE QUESTIONÁRIOS, PESQUISARAM-SE AS CONCEPÇÕES DE 558 ESTUDANTES DURANTE SUAS EXPERIÊNCIAS NO VESTIBULAR E NO REGISTRO ACADÊMICO. FUNDAMENTADAS NA LITERATURA (RELATIVA A ADOLESCÊNCIA E INÍCIO DA IDADE ADULTA, CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE, ESCOLHAS, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO), AS ANÁLISES CONDUZIRAM À VISUALIZAÇÃO DE OPERADORES DO CONCEITO DE AUTO-REPRESENTAÇÃO, ARTICULADOS EM DOIS EIXOS ? EIXO ESTABILIZADOR (ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO) E EIXO DE TRANSIÇÃO OU MOVIMENTO (CAPACIDADE DE SUPERAR E EMPREENDER) E QUATRO PONTOS DE CONFLITO (RESISTÊNCIA E/OU EMPUXO AO MOVIMENTO), REPRESENTADOS PELO MEDO, O ISOLAMENTO, A INSATISFAÇÃO E A EXCLUSÃO. O MODELO ELABORADO DE ESCALA DE AUTO-REPRESENTAÇÃO, MESMO ESTANDO EM FASE DE CONFIRMAÇÃO, OFERECE VÁRIAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO E, APLICADO EM DIFERENTES SUBGRUPOS, PODE CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE SE ENTRELAÇAM NA LIBERAÇÃO OU NO BLOQUEIO DE RECURSOS SUBJETIVOS NOS PROCESSOS DE MUDANÇA. | pt_BR |
dc.format.extent | 1137319 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | pt_BR |
dc.subject | AUTOIMAGEM | pt_BR |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
dc.subject | ESCOLHA PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional | pt_BR |
dc.title | CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E ESCOLHAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS DE MUDANÇA E TRABALHO PSÍQUICO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools