Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1153
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Clarilza Prado Dept_BR
dc.contributor.authorSOARES, Sandra Lucia Ferreira Acostapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:15Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:15Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1153-
dc.descriptionPUCSPpt_BR
dc.description.abstractCONSTITUIU O PROPÓSITO DESTA INVESTIGAÇÃO EXPLORAR E COMPREENDER, POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS IMAGENS QUE UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS PAULISTAS TEM DA ESCOLA. AS REPRESENTAÇÕES, POR SEREM REVELADORAS DE UMA REALIDADE SOCIAL, ATUAM ORIENTANDO AS AÇÕES DOS SUJEITOS E CRIAM CONHECIMENTOS EXPRESSOS A PARTIR DE IMAGENS. ESTAS BUSCAM REFERÊNCIAS NO REAL E NO IMAGINÁRIO E VÃO ADQUIRIR COERÊNCIA A PARTIR DE UM MOVIMENTO DO OLHAR QUE COMPREENDE A ESCOLA COMO UM ESPAÇO SIMBOLIZADO. A APREENSÃO DESSE ESPAÇO DEMANDOU A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA MULTIDIMENSIONAL, REALIZADA A PARTIR DA COLETA E DO PROCESSAMENTO DE UM CONJUNTO DIVERSIFICADO DE INFORMAÇÕES ADVINDAS DE NARRATIVAS DESENHADAS E ESCRITAS. PARA A LEGITIMAÇÃO DOS RESULTADOS FOI NECESSÁRIO O RETORNO AO CAMPO DA PESQUISA PARA A DISCUSSÃO COM ALGUNS PARTICIPANTES, O QUE POSSIBILITOU O APROFUNDAMENTO DA COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES INICIAIS. COMO SUPORTE FOI UTILIZADO UM CONJUNTO DE SOFTWARES (EVOC, ALCESTE, CHIC E SPSS), QUE PERMITIU A REALIZAÇÃO DE ANÁLISES ESPECÍFICAS. OS RESULTADOS DA ANÁLISE DOS DADOS, DE MANEIRA GERAL, REGISTRARAM DUAS DIMENSÕES DE IMAGENS PERMEANDO A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA OS UNIVERSITÁRIOS INVESTIGADOS. A PRIMEIRA, FORTEMENTE COMPARTILHADA PELOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, INDICOU UMA ESCOLA IDEALIZADA COM SEUS MATERIAIS ESCOLARES E AMBIENTES TÍPICOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL OU FUNDAMENTAL. UM ESPAÇO FECHADO POR MUROS E PORTÕES ENVOLTO NUM CLIMA HARMONIOSO, ONDE OS CONFLITOS E AS LUTAS SÃO AMENIZADOS. AS IMAGENS PARECEM VIR DE UMA VIVÊNCIA DO PASSADO DISTANTE DA ESCOLA EM QUE VIVEM HOJE COMO ALUNOS. A SEGUNDA, DESCRITA POR ALUNOS DE MEDICINA, EXPÔS A ESCOLA DO PRESENTE, OU A ESCOLA EM QUE VIVEM COMO ALUNOS. UMA ESCOLA QUE TEM COMO LUTA O CRESCIMENTO PESSOAL, OFERECENDO CONDIÇÕES MATERIAIS E FÍSICAS. NESSA DIMENSÃO O ALUNO É O PERSONAGEM CENTRAL, QUE SE DESTACA PORQUE ENFRENTA OS OBSTÁCULOS COTIDIANOS, QUE VARIAM DESDE A LUTA PARA ENTRAR NA FACULDADE ATÉ COMO SE MANTER NELA, SEMPRE COM A META DE SE TORNAR UM SUJEITO MAIS QUALIFICADO. AS LUTAS SÃO COMPREENDIDAS COMO INVESTIMENTOS INDIVIDUAIS, O QUE IMPLICA CONQUISTAS TAMBÉM INDIVIDUAIS. AS CONCLUSÕES INDICARAM QUE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA ESSE GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS É FORMADA POR IMAGENS CRIATIVAS, MAS POUCO ORIGINAIS. JUNTAS FORMAM UM CAMPO SEMÂNTICO COMPOSTO POR PALAVRAS E EXPRESSÕES DE SIGNIFICADOS SUPERFICIAIS COMO: CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO, QUALIDADE DE ENSINO, OPORTUNIDADES E JUSTIÇA SOCIAL. JUNTAS CORPORIFICAM UMA FACHADA QUE TRADUZ A AUSÊNCIA DE UMA DIMENSÃO POLÍTICA CARACTERIZADA POR PERSONAGENS HISTÓRICOS QUE SE AFIRMAM LUTANDO E CONQUISTANDO, DECIDINDO E INTERVINDO NOS PROCESSOS SOCIAIS E, EM PARTICULAR, NA ESCOLA.pt_BR
dc.format.extent2735165 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÕES SOCIAISpt_BR
dc.subjectIMAGEMpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitáriospt_BR
dc.titleESCOLA: AS IMAGENS QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS REVELAMpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools