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dc.contributor.advisorSILVA, Jefferson Ildefonso Dapt_BR
dc.contributor.authorKABBACH, Estefanpt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:13Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:13Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1144-
dc.descriptionUNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - CAMPUS VILA MATHIASpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR AS VARIÁVEIS SÓCIO-ECONÔMICAS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA, ASPIRAÇÕES E FRUSTRAÇÕES DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO VISA INTERPRETAR O FENÔMENO ASPIRAÇÕES ATRAVÉS DE DADOS EMPÍRICOS, BUSCANDO INFORMAÇÕES TANTO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS, COMO AS DE ESCOLARIDADE DO ALUNO. NA INTRODUÇÃO, ESCLARECE-SE QUE NEM TODOS OS ALUNOS TERMINAM OS CURSOS, O QUE SE DEVE A DIVERSOS FATORES SENDO, A FRUSTRAÇÃO UM DOS PRINCIPAIS. ADOTOU-SE, ASSIM, UM PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO DE NATUREZA DE COLETA DE DADOS, DE MODO A ENFOCAR, NÃO SÓ AS ASPIRAÇÕES, COMO TAMBÉM AS FRUSTRAÇÕES. A PESQUISA INICIOU-SE EM ABRIL DE 2003, NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS), JUNTO AOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO, DIREITO, PSICOLOGIA E PEDAGOGIA, NÃO SÓ PELA DEMANDA DESTES CURSOS, COMO TAMBÉM PELA CENTRALIZAÇÃO DAS ÁREAS DE EXATAS E HUMANAS. ORGANIZAMOS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE CONTEMPLAM TANTO O ESTUDO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA, QUANTO O MODO PELO QUAL O PROFESSOR CONDUZ O PROCESSO COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DOS SABERES PELO ALUNO. SOB O ÂNGULO QUALITATIVO, PESQUISOU-SE JUNTO AOS PROFESSORES, OS FATORES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS E EDUCACIONAIS QUE PODEM INTERFERIR POSITIVA OU NEGATIVAMENTE SOBRE SUAS ASPIRAÇÕES; AS PERCEPÇÕES QUE OS PROFESSORES TÊM SOBRE O SEU PAPEL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS; E A ORIENTAÇÃO DOS PROFESSORES PARA CONDUZIREM OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. OS PROFESSORES INVESTIGADOS SÃO PROFISSIONAIS QUE SE CONSTRÓEM NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM SEUS ALUNOS, ATRIBUINDO IGUAL IMPORTÂNCIA ÀS QUALIDADES PESSOAIS E MORAIS, BEM COMO AO DOMÍNIO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-PRÁTICA DA DISCIPLINA DE QUE NECESSITAM. EMPIRICAMENTE, O ESTUDO CONSTATA UMA RELATIVA PREVALÊNCIA DOS FATORES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS SOBRE AS FRUSTRAÇÕES, EM RELAÇÃO AOS FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS. NO FINAL DO TRABALHO, APRESENTAM-SE SOLUÇÕES DE NATUREZA TEÓRICA E PRÁTICA, SUGERIDAS PELOS FATORES IDENTIFICADOS AO LONGO DO ESTUDO.pt_BR
dc.format.extent484847 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOSpt_BR
dc.subjectESCOLHA PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleA ESCOLHA PROFISSIONAL NOS PRIMEIROS ANOS DE ENSINO SUPERIOR: EMBATE DE ASPIRAÇÕES E FRUSTAÇÕESpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

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