Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1126
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BZUNECK, José Aloyseo | pt_BR |
dc.contributor.author | MACHADO, Osmar Aparecido | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:10Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:10Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1126 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL - UEL | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR EM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, FATORES MOTIVACIONAIS E DE CONTEXTO QUE POSSAM INFLUENCIAR NA DECISÃO DO ALUNO DE PERSISTIR OU DESISTIR DO CURSO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 171 ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE TRÊS CURSOS SUPERIORES: BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM ÊNFASE EM COMÉRCIO EXTERIOR, DE UMA FUNDAÇÃO MUNICIPAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI O INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS EM CURSOS SUPERIORES, COMPOSTO DE 95 QUESTÕES. QUANTO À MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS, RESULTARAM CINCO FATORES: ORIENTAÇÃO À META APRENDER, ORIENTAÇÃO A METAS EXTRÍNSECAS, AUTOCONCEITO, RESPONSABILIDADE E CRENÇAS DE CONTROLE SOBRE A APRENDIZAGEM E ANSIEDADE, COM ALFA DE CRONBACH ENTRE 0,62 E 0,85. QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS FORAM IDENTIFICADOS TRÊS FATORES, DENOMINADOS DE ESTRATÉGIAS GERAIS I, APLICAÇÃO DE ESFORÇO E ESTRATÉGIAS GERAIS II, COM ALFA DE CRONBACH ENTRE 0,56 E 0,85. NÃO FOI CONFIRMADA, ENTRETANTO, NO CURSO INVESTIGADO, A RELAÇÃO ESPERADA ENTRE O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO NO PRIMEIRO ANO COM A MOTIVAÇÃO OU COM O USO DE ESTRATÉGIAS. O ESTUDO, ENFIM, TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DE COMO SE PROCESSA A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E DO USO DE ESTRATÉGIAS EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, MAIS ESTUDOS PRECISAM SER REALIZADOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS MOTIVOS PELOS QUAIS OS ALUNOS EVADEM. | pt_BR |
dc.format.extent | 771326 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | pt_BR |
dc.subject | EVASÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | EVASÃO DE ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES: FATORES MOTIVACIONAIS E DE CONTEXTO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools