Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1125
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SCHMIDT, Ivone Tambelli | pt_BR |
dc.contributor.author | GUIMARÃES, Maria Gertrudes Gonçalves De Souza | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:10Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:10Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1125 | - |
dc.description | Rede de Bibliotecas da Unoeste | pt_BR |
dc.description.abstract | Investiga o contexto atual das relações entre trabalho e ensino superior noturno, procurando identificar como se situa o trabalhador-estudante neste contexto. Para a coleta de dados utiliza a pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório com sujeitos concretos. No que se refere ao contexto das relações entre trabalho e ensino superior noturno, aponta as seguintes constatações: a) no sistema capitalista atual o trabalho está se tornando precário e a classe trabalhadora está se subdividindo; b) exige-se do trabalhador uma formação mais flexível e mais ampla; c) o ensino superior brasileiro obedece às orientações internacionais, permitindo que sua maior parte seja conduzida pela iniciativa privada. Quanto à situação do trabalhador-estudante no contexto investigativo, constatou que: a) quando este desejar estudar, é levado a buscar o ensino pago; b) para este sujeito é o trabalho que fixa os limites do estudo; c) o ensino superior é procurado, pelo trabalhador-estudante, como forma de ascensão social e finaceira, realização e valorização; d) as escolhas, da instituição e do curso são limitadas pelos mecanismos de controle presentes na sociedade; e) o estudo superior é um meio de ascender à categoria mais bem posicionada da classe trabalhadora. Conclui que: o mundo do trabalho apresenta para o trabalhador, novas formas de exploração, a individualização e exigência de maior qualificação; o ensino superior brasileiro continua discriminatório; o ensino superior aumenta as chances de ocupar melhores lugares na subdivisão da classe trabalhadora; a busca do ensino, cada vez mais, se identifica com a luta pela cidadania. | pt_BR |
dc.format.extent | 935955 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
dc.subject | ENSINO NOTURNO | pt_BR |
dc.subject | TRABALHADORES | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional | pt_BR |
dc.title | TRABALHADORES-ESTUDANTES: UM OLHAR PARA O CONTEXTO DA RELAÇÃO ESTUDO TRABALHO E ENSINO SUPERIOR NOTURNO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools