Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BONETI, Lindomar Wessler | pt_BR |
dc.contributor.author | BERTOL, Daniele Pagliarine | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:09Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:09Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1122 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCPR | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEM APORTE NAS POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM POLÍTICAS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA, CENTRALIZANDO A ANÁLISE DE DADOS COLETADOS DE UMA PESQUISA SOBE O TEMA DESIGUALDADES SOCIAIS E AS POLÍTICAS DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO ENFOCA O PERFIL DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR, OBSERVANDO O PROCESSO DE SELETIVIDADE, A FORMAÇÃO SECUNDÁRIA, OS EXAMES VESTIBULARES E A PRESENÇA DA INIBIÇÃO DAS CAPACIDADES INDIVIDUAIS PELA NEGAÇÃO DE ACESSO DOS CANDIDATOS AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO DEDICOU-SE A RESPONDER: QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. O OBJETIVO FOI O DE IDENTIFICAR O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO E ÉTNICO DOS QUE TÊM ACESSO AO ENSINO SUPERIOR; IDENTIFICAR TAMBÉM AS ESPECIFICIDADES DO CONJUNTO DA DIFERENCIAÇÃO SOCIAL NO BRASIL, NO INTUITO DE APONTAR OS GRUPOS SOCIAIS DE MAIOR ALIENAÇÃO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O UNIVERSO DESSA PESQUISA COMPREENDEU AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: FACULDADE DE PATO BRANCO ? FADEP E FACULDADE MATER DEI DA CIDADE DE PATO BRANCO-PR. A AMOSTRA COMPREENDEU UM TOTAL DE 62 (SESSENTA E DOIS) ALUNOS DE 1º PERÍODO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DE AMBAS AS FACULDADES. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR 37 (TRINTA E SETE) QUESTÕES COM ALTERNATIVAS DE RESPOSTAS FECHADAS E ABERTAS. OS RESULTADOS MOSTRAM A COMPOSIÇÃO DE UM PERFIL DE ACESSO DE UM ALUNO JOVEM, QUE MORA NA REGIÃO DE LOCALIZAÇÃO DA IES COM SUA FAMÍLIA, TRABALHA, ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA, FEZ CURSO PRÉ-VESTIBULAR, SEUS PAIS POSSUEM POUCA ESCOLARIDADE E TRABALHAM, PAGA OS CUSTOS DA EDUCAÇÃO COM A AJUDA DA FAMÍLIA, LÊ JORNAIS REVISTAS E LIVROS, ACESSA A INTERNET E VÊ O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COMO OPORTUNIDADE PROFISSIONAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 516962 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ | pt_BR |
dc.subject | POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
dc.subject | DESIGUALDADE SOCIAI | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - acesso e condições de permanência no ensino superior | pt_BR |
dc.title | O PERFIL DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: O CASO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA FADEP E DA FACULDADE MATER DEI DE PATO BRANCO-PR | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools