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dc.contributor.advisorFISCHER, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorVIEIRA, Olgapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:45:08Z-
dc.date.available2009-03-14T15:45:08Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1059-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS ESPECIFICIDADES EDUCATIVAS DA FORMAÇÃO HUMANA NO INTERIOR DA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO, A NATUREZA PEDAGÓGICA DAS REPRESENTAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS PRODUZIDAS PELOS EGRESSOS DA SECOP, ANALISAR A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO ENQUANTO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA CONSTITUINTE DE IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS E AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DAS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS EGRESSOS DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES, DA SECOP. A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO SE CONSTITUI NO EIXO DE FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS DOS EGRESSOS DO NÚCLEO SADI E DA SECOP - INSTÂNCIAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE - NA ILHA GRANDE DOS MARINHEIROS. PARTINDO DESTE PRESSUPOSTO VOU BUSCAR A GÊNESE DOS CONCEITOS DE EXCLUSÃO, CIDADANIA, ESCOLA, TRABALHO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E A MANEIRA COMO ESTES SÃO REPRESENTADOS PELOS SUJEITOS NO ÂMBITO DA PESQUISA TENDO COMO BASE AS HISTÓRIAS VIVENCIADAS NO PERÍODO - 1992-1997 -, EM QUE ATUEI COMO EDUCADORA NA ILHA. ESTAS HISTÓRIAS MAPEARAM O CONTORNO DA PESQUISA E SUBSIDIARAM A OPERACIONALIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS A PARTIR DA CONFECÇÃO DAS HISTÓRIAS DE VIDA - METODOLOGIA DA MINHA INVESTIGAÇÃO - DOS SUJEITOS PESQUISADOS. AS REFERÊNCIAS TEÓRICAS FUNDAMENTAM-SE NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, MIGUEL ARROYO, TEILHARD DE CHARDIN, LEONARDO BOFF, GAUDÊNCIO FRIGOTTO, HENRY LEFEBVRE, BEM COMO EM ELEMENTOS DA ANTROPOLOGIA DE GEORGES BALANDIER. AS ANÁLISES FEITAS DÃO CONTA DO VALOR DOS CURSOS COMO AGREGAÇÃO DE SENTIDO DE VIDA AOS SUJEITOS DA PESQUISA E NÃO SOMENTE AO CAMPO PROFISSIONAL. MOSTRAM, TAMBÉM, UMA CRISE DE ESCOLHA, EM QUE SE COLOCAM OS JOVENS DAS CLASSES POPULARES, ENTRE O SOBREVIVER E O ESTUDAR, ANUNCIANDO, ASSIM, UMA DICOTOMIA ENTRE CABEÇA E MÃOS. HÁ UMA PERGUNTA DE FUNDO, ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES: PORQUE A ESCOLA NÃO FAZ O QUE SE FAZ AQUI, NA SECOP ?pt_BR
dc.format.extent1654738 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectTRABALHOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherTRABALHO - Programas de qualificação profissional e apoio à inserção de jovenspt_BR
dc.titleSEMU GENTI DA SADI À SECOP: RELAÇÃO EDUCAÇÃO TRABALHO FORMAÇÃO HUMANA COM EGRESSOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES NA ILHA GRANDE DOS MARINHEIROSpt_BR
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