Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1002
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Jane Felipe De | pt_BR |
dc.contributor.author | ROSA, Graciema De Fátima Da | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:23Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:23Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1002 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO, INTITULADA CORPOS JOVENS COMO SUPERFÍCIE DE INSCRIÇÃO DE TEXTOS CULTURAIS: RECADOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR, TEM POR OBJETIVO PRODUZIR UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE CULTURAL, CONSIDERANDO OS DEPOIMENTOS DE DOZE JOVENS ESTUDANTES, CINCO ALUNOS E SETE ALUNAS, COM IDADES ENTRE 13 A 18 ANOS, ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA GRANDE PORTO ALEGRE. AS PROBLEMATIZAÇÕES INTEGRANTES DO PROCESSO DE PESQUISA ESTÃO CONSTITUÍDAS COM APORTES TEÓRICOS DO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS E DE GÊNERO, EM SUAS APROXIMAÇÕES AOS ESTUDOS PÓS-ESTRUTURALISTAS E FOUCAULTIANOS. AS INFORMAÇÕES PARA O PROCESSO DE ANÁLISE CULTURAL FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DO PROCEDIMENTO INVESTIGATIVO DENOMINADO GRUPO FOCAL, EM SEIS ENCONTROS SISTEMÁTICOS E SEMANAIS, SENDO QUE A TRANSCRIÇÃO DAS FALAS CONSTITUIU O CORPUS DE ANÁLISE DA PESQUISA. A CATEGORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES FOI COMPOSTA POR MEIO DO SOFTWARE QSR NVIVO 2.0, CONSIDERADO UM DOS INTERESSANTES E AVANÇADOS RECURSOS PARA CATEGORIZAÇÕES EM PESQUISAS QUALITATIVAS. UM DOS PRINCIPAIS PROPÓSITOS DESSA INVESTIGAÇÃO FOI OBSERVAR OS MODOS COMO JOVENS, POR MEIO DE SEUS DEPOIMENTOS, SE UTILIZAVAM DE SEUS CORPOS ?FAZENDO ARTE?, PRODUZINDO SUAS APARÊNCIAS E ESTILOS COM ENFEITES E INDUMENTÁRIAS, ?INSCREVENDO MARCAS? E DIFERENÇAS COMO POSSÍVEIS RECURSOS DE RESISTÊNCIA AOS RIGORES, VIGILÂNCIAS, CONTROLES E ?HOMOGENEIZAÇÃO? ESCOLARES. OBSERVOU-SE QUE JOVENS, AO INSCREVEREM MARCAS QUE SÃO PRODUZIDAS SOCIAL E CULTURALMENTE (COMO PIERCINGS, TATUAGENS, PINTURAS VARIADAS NOS CABELOS, ACESSÓRIOS E VESTIMENTAS INVENTADOS/AS) EM SEUS CORPOS, FAZEM UM MOVIMENTO DE INSERÇÃO EM GRUPOS COM OS QUAIS HÁ A POSSIBILIDADE DE ESTABELECEREM APROXIMAÇÕES E CONVIVÊNCIAS, A FIM DE SENTIREM-SE EM TAIS GRUPOS INCLUÍDOS/AS. | pt_BR |
dc.format.extent | 403382 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | CORPO | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | GÊNERO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | ARTES | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - culturas juvenis e escola | pt_BR |
dc.title | CORPOS JOVENS COMO SUPERFÍCIE DE INSCRIÇÃO DE TEXTOS CULTURAIS: RECADOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools