Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUSA, Janice Tirelli Ponte Dept_BR
dc.contributor.authorBRUM, Dalva Marisa Ribaspt_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:20Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:20Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/986-
dc.descriptionUFSCpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR ASPECTOS REFERENTES ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, CLASSE E ETNIA PRESENTES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, E NA CULTURA ESCOLAR COTIDIANA QUE EVIDENCIAM ELEMENTOS ORIENTADORES DE UMA POLÍTICA CULTURAL QUE REFORÇAM AS DIFERENÇAS APONTADAS COMO OBJETO CENTRAL DESSA INVESTIGAÇÃO E TRAGAM À LUZ AS PRÁTICAS SOCIAIS ESCOLARES QUE REFORÇAM PRECONCEITOS E CONDUZEM A DISCRIMINAÇÕES. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS E ENTREVISTAS COM PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS DA ESCOLA EM ESTUDO. A DISCUSSÃO TEÓRICA APRESENTOU-SE COMO UM DIÁLOGO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS, NA QUAL O PENSAMENTO DOS AUTORES TOMÁZ TADEU DA SILVA E HENRY GIROUX ESTABELECERAM- SE COMO EIXO CENTRAL DA DISCUSSÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA UMA SOCIABILIDADE JUVENIL EM TRANSFORMAÇÃO, NA QUAL A ESCOLA COMO ESPAÇO PRODUTOR DE SIGNIFICADOS TEM, POR UM LADO, REPRODUZIDO DISCURSOS E PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS, MAS POR OUTRO LADO, APRESENTA ALGUMAS RESISTÊNCIAS E CAMINHOS QUE APONTAM PARA UMA SOCIABILIDADE MAIS DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA NO QUE SE REFERE A GÊNERO, CLASSE E ETNIA.pt_BR
dc.format.extent903225 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINApt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subjectCULTURA ESCOLARpt_BR
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleEXPRESSÕES JUVENIS NA CULTURA ESCOLAR: UM OLHAR PARA A ESCOLA PÚBLICApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf882.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools