Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/976
Title: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONCEPÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Authors: MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira
OLIVEIRA, érika Cecília Soares
Keywords: VIOLÊNCIA;EDUCAÇÃO;FORMAÇÃO PROFESSORES;PCN;NEOLIBERALISMO
Issue Date: 2001
Publisher: UNESP - BAURU
Abstract: SENDO A ESCOLA UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO DO SABER, É FREQÜENTEMENTE UM LOCAL ONDE O ESTUDANTE PODE RECEBER E TROCAR INFORMAÇÕES. NO QUE SE REFERE AO DENOMINADO "SABER CLÁSSICO" COMO TAMBÉM AOS TEMAS TRANSVERSAIS, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É ESSENCIAL PARA QUE O SABER POSSA SER GERADOR DE CONHECIMENTOS E FORMADOR DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS. A VIOLÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É UM FENÔMENO QUE VEM TOMANDO GRANDES PROPORÇÕES, ALARMANDO A SOCIEDADE EM GERAL, E A FAMÍLIA E ESCOLA, EM PARTICULAR. A EXTERIORIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA PODE SER CONCEBIDA COMO UM SINTOMA DE UMA SOCIEDADE QUE TOLHE O SER HUMANO EM SEUS DIREITOS DE CIDADÃO, DE UM ESTADO QUE EXCLUI E, PORTANTO, VIOLENTA O INDIVÍDUO EM SUA ESSÊNCIA: SEU DIREITO À AUTONOMIA, À REFLEXÃO E, CONSEQÜENTEMENTE, À VIVÊNCIA DO BEM-ESTAR BIOPSICOSSOCIAL. NESTE CONTEXTO, O CARÁTER DE EXPLORAÇÃO E DOMINAÇÃO REPERCUTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS SOCIAIS: FAMILIAR, ESCOLAR ETC. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS LEVANTAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES QUE OS PROFESSORES POSSUEM A RESPEITO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A FIM DE COMPREENDER OS FUNDAMENTOS DE SUAS PROPOSTAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, BEM COMO VERIFICAR SE ESTES PROFESSORES ABORDAM OS CONTEÚDOS REFERENTES AO TEMA EM SALA DE AULA, E CASO ABORDEM, DE QUE FORMA O FAZEM, TENDO EM VISTA PODER CARACTERIZAR A PRÁTICA EXISTENTE. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM QUATRO PROFESSORAS DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, ABORDANDO OS SEGUINTES TEMAS: CARACTERIZAÇÃO GERAL; FORMAÇÃO; VIOLÊNCIA; VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES; PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E TEMAS TRANSVERSAIS. OS RESULTADOS OBTIDOS PELA ANÁLISE DEMONSTRAM QUE AS PROFESSORAS TRABALHAM A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA COM TEXTOS E NOTÍCIAS DE JORNAL, MAS, PRINCIPALMENTE, DE FORMA CIRCUNSTANCIAL, ISTO É, QUANDO OS ALUNOS ESTÃO BRIGANDO ENTRE SI. NÃO EXISTE UMA CAPACITAÇÃO POR PARTE DAS PROFESSORAS PARA REFLETIR SOBRE O PROBLEMA DE FORMA A PROPICIAR TRANSFORMAÇÕES EFETIVAS EM SUA PRÁTICA. VÁRIOS MOTIVOS CONTRIBUEM PARA ESSE QUADRO, COMO O FATO DA IDEOLOGIA HEGEMÔNICA NEOLIBERAL AUXILIAR, ESTRATEGICAMENTE, PARA A DESPROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSORADO, ATRAVÉS DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER, DA SUPERFICIALIDADE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO, DO SALÁRIO INDIGNO, DA SOBRECARGA DE TRABALHO ETC., FATORES QUE AUXILIAM NA ALIENAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR, COMPROMETENDO SUA ATUAÇÃO NÃO APENAS COMO PROFISSIONAL, COMO TAMBÉM COMO SER HUMANO E CIDADÃO.
Description: UNESP - CÂMPUS DE BAURU
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/976
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools