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dc.contributor.advisorBECKER, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorGALLEGO, Andrea Bonettipt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:07Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:07Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/909-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractO TEMA NORTEADOR DESTA PESQUISA É A QUESTÃO DO RESPEITO NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E ALUNO, CONSIDERADAS A PARTIR DO LUGAR DE ADULTO SIGNIFICATIVO QUE O PROFESSOR PODE OCUPAR, FACILITANDO AO ALUNO SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MORAL E O CAMINHO PARA A AUTONOMIA E PARA A COOPERAÇÃO. O PROBLEMA CENTRAL DESTA PESQUISA É: COMO A RELAÇÃO DE RESPEITO MÚTUO COM UM PROFESSOR PODE MUDAR O POSICIONAMENTO MORAL DE UM JOVEM FRENTE À VIDA? ESTE TRABALHO TEM SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, DISCORRENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MORAL NA OBRA DE PIAGET, EXAMINANDO O PAPEL SIGNIFICATIVO DO PROFESSOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA MORAL PELO ADOLESCENTE, FAZENDO TAMBÉM UMA REVISÃO DE AUTORES E PESQUISADORES CONTEMPORÂNEOS QUE TRATAM DA MESMA TEMÁTICA E DESTACAM A POSSIBILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA CONSTRUÇÃO DA MORAL DO ADOLESCENTE, FALANDO DA IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO DE RESPEITO MUTUO ENTRE PROFESSOR E ALUNO PARA A CONSTITUIÇÃO DA MORAL DA AUTONOMIA E PARA A BUSCA DO BEM COMUM. A PESQUISA TEM CARÁTER QUALITATIVO E SE REALIZOU ATRAVÉS DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS, COM ALUNOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO. BUSCA RESPONDER, COMO UM PROFESSOR PODE OCUPAR O LUGAR DE ADULTO SIGNIFICATIVO/RESPEITADO E SER RELEVANTE NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA MORAL DO ADOLESCENTE. ISTO FOI VERIFICADO ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES DOS ADOLESCENTES SOBRE ESTE PROFESSOR RESPEITADO. PARA INVESTIGAR O PAPEL DO PROFESSOR COMO ADULTO SIGNIFICATIVO NA CONSTITUIÇÃO DA MORAL DE ADOLESCENTES, A PARTIR DAS FALAS DOS MESMOS, FOI UTILIZADA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA FUNDAMENTADA NO MÉTODO CLÍNICO DE PIAGET QUE PERMITE QUE AS REPRESENTAÇÕES DO SUJEITO ENTREVISTADO SEJAM EXPLICITADAS. PARTICIPARAM TAMBÉM DA PESQUISA OS PROFESSORES INDICADOS COMO MAIS SIGNIFICATIVOS PELOS ALUNOS, PARA QUE SE PUDESSE ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A PERSPECTIVA DOS ALUNOS E PERSPECTIVA DO PROFESSOR SOBRE SUA DOCÊNCIA. A PESQUISA FOI EXECUTADA A PARTIR DE DUAS ETAPAS: UM QUESTIONÁRIO ESCRITO E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES E ALUNOS SELECIONADOS PELO PRIMEIRO INSTRUMENTO.pt_BR
dc.format.extent460591 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectMORALIDADEpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectPROFESSORpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleADOLESCÊNCIA E MORALIDADE: O PROFESSOR QUE FAZ A DIFERENÇApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

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