Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFLEURI, Reinaldo Matiaspt_BR
dc.contributor.authorFUGITA, Liliane Neppelpt_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/893-
dc.descriptionBIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E ARQUIVO DO PPGEpt_BR
dc.description.abstractPOR MEIO DO PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEMOS UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DA APLICAÇÃO DE SANÇÕES (PRÊMIOS E CASTIGOS) AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO. NÃO OBSTANTE AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E AS DE REDE PÚBLICA, IDENTIFICAMOS SEMELHANÇAS ESTRUTURAIS NAS RELAÇÕES DE PODER, DESENVOLVIDAS NA PRÁTICA ESCOLAR. O RELATO DA PESQUISA INICIA-SE COM A TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO TEMA PELA PESQUISADORA. A SEGUIR, DISCUTE-SE O PODER E SUAS MANIFESTAÇÕES SOB A ÉGIDE DO PENSAMENTO FOUCAULTIANO, NO QUAL ESSE ESTUDO ESTÁ ANCORADO. FINALMENTE, PROCEDEMOS À ANÁLISE DA PRÁTICA COTIDIANA, TRATANDO-SE DE REVELAR OS MECANISMOS QUE SÃO UTILIZADOS PELA INSTITUIÇÃO PARA CONSOLIDAR, OU NÃO, AS RELAÇÕES DE PODER IMPLÍCITAS NA ESCOLA. AS CONSIDERAÇÕES FEITAS PRETENDEM POSSIBILITAR DEBATES, PROMOVER REFLEXÕES E TOMADA DE CONSCIÊNCIA AINDA QUE A CONSCIÊNCIA COMO SABER JÁ ESTEJA ADQUIRIDA PELAS MASSAS E A CONSCIÊNCIA COMO SUJEITO ESTEJA ADQUIRIDA E OCUPADA PELA BURGUESIA. ROMPER COM ESTE QUADRO, PASSA PELA COMPREENSÃO DAS TRAMAS E LIDES DIÁRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent1193691 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINApt_BR
dc.subjectRELAÇÕES DE PODERpt_BR
dc.subjectPRÊMIOS E CASTIGOSpt_BR
dc.subjectCOTIDIANO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleDAS ENTRANHAS AO ESTRANHAMENTO DAS RELAÇÕES DE PODER NO COTIDIANO ESCOLAR - QUESTIONANDO A OBVIEDADE DOS PRÊMIOS E CASTIGOSpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools