Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/851
Title: UM ESTUDO SOBRE JUVENTUDE E ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR
Authors: CORSETTI, Berenice
GARCIA, Elisete Enir Bernardi
Keywords: JUVENTUDE;ESPAÇO ESCOLAR;TEMPO ESCOLAR;POLÍTICAS PÚBLICAS
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Abstract: ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO TEMA A JUVENTUDE E O ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR. A PRINCIPAL QUESTÃO QUE ORIENTOU A INVESTIGAÇÃO REALIZADA FOI: COMO A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PODE SER UM ESPAÇO DE PROTAGONISMO JUVENIL E SE CONSTITUIR AGORA PARA A VIDA . O OBJETIVO PRINCIPAL DO TRABALHO CENTROU-SE EM PERCEBER SE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CONVERGE, COM AS ASPIRAÇÕES DA JUVENTUDE QUE NELA SE ENCONTRA. NA TENTATIVA DE ENTENDERMOS O QUE ACONTECE NO INTERIOR DA ESCOLA, O FOCO DO OLHAR TENTOU CAPTAR O LUGAR DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS E O LUGAR DOS JOVENS NA VIDA DA ESCOLA. OS INTERLOCUTORES EMPÍRICOS FORAM PROFESSORES E JOVENS QUE SE ENCONTRAM NO ESPAÇO-TEMPO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LEOPOLDO RS. A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO DEU-SE ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, GRUPOS FOCAIS, ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS. O ESTUDO DO ENSINO MÉDIO FOI FEITO ATRAVÉS DO ENFOQUE DA JUVENTUDE E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA. TENDO EM VISTA QUE A EDUCAÇÃO MÉDIA CARECE DE UMA IDENTIDADE PRÓPRIA É QUE SE FEZ NECESSÁRIO REPENSÁ-LA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, ORIENTADAS PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS. ATRAVÉS DE INTERLOCUTORES TEÓRICOS, COMO MELUCCI, PAIS, CASTRO, ABRAMOVAY, ABRAMO, CARRANO E SPOSITO, DENTRE OUTROS, ROMPEMOS COM A IDÉIA DA JUVENTUDE SER UM GRUPO HOMOGÊNEO, COM CARACTERÍSTICAS COMUNS A UMA IDADE E PASSAMOS A TRATÁ-LA COMO JUVENTUDES. CONSIDERANDO QUE MUITOS SÃO OS MODOS E AS POSSIBILIDADES DE SER JOVEM , OPTAMOS PELO PRESSUPOSTO DE QUE E O LUGAR SOCIAL E O TRABALHO, ISOLADAMENTE NÃO DEFINEM MAIS A IDENTIDADE DOS INDIVÍDUOS. NESSE SENTIDO, OUTRO ROMPIMENTO EFETUADO FOI É COM A IDÉIA DE QUE A JUVENTUDE É UM MOMENTO DA VIDA QUE MARCA A SAÍDA DA INFÂNCIA ATÉ O INGRESSO AO MUNDO ADULTO, VIVIDO DE FORMA HOMOGÊNEA. PASSAMOS A CONSIDERAR OS JOVENS COMO PROTAGONISTAS DE UM TEMPO DE POSSIBILIDADES. POR ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR ENTENDEMOS O ESPAÇO QUE ESTÁ REPRESENTADO PELA ESCOLA, PELA MODALIDADE DE ENSINO MÉDIO, O TEMPO, PELA INCLUSÃO, A FREQÜÊNCIA, PELA PRESENÇA, HOJE, DO JOVEM NA ESCOLA. NESTE ESPAÇO, NESTE TEMPO, O JOVEM ENCONTRA ELEMENTOS ORIENTADORES/DESORIENTADORES PARA ORGANIZAR SUAS AÇÕES. POR ISSO, O ESTUDO DO ESPAÇO-TEMPO ESCOLAR FOI ANALISADO COMO ESPAÇO SOCIAL ELABORADO PELOS JOVENS, SEM DESCONSIDERAR QUE O ESPAÇO É POLÍTICO E IDEOLÓGICO, POIS A ESCOLA INTEGRA O CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E IDEOLÓGICO DO QUAL FAZ PARTE.
Description: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/851
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools