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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFISCHER, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Gilberto Ferreira Dapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:49Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:49Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/800-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTA TESE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO AS INTER-RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALISMO, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA, DE CARÁTER MEDOTOLÓGICO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, SOBRE A PRESENÇA E DINAMIZAÇÃO DE PROCESSOS IDENTITÁRIOS E DE PRÁTICAS CULTURAIS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO DE SEIS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. NA ANÁLISE, SÃO CONTEMPLADOS ASPECTOS COMO IDENTIDADES NACIONAIS E REGIONAIS (LOCAIS), DIFERENÇA E DIVERSIDADE, E RACISMO E DISCRIMINAÇÃO. O REFERENCIAL TEÓRICO TEM COMO PONTO DE PARTIDA O RESGATE DA TRAJETÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS COMO PROCESSO HISTÓRICO, LOCALIZANDO A EXCLUSÃO DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, PASSANDO PELA CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA E PELO REDIMENSIONAMENTO DA SOCIEDADE MULTICULTURAL. COMO CONVERGÊNCIA DESSA DISCUSSÃO A DE INTERCULTURALIDADE, COMO UM CONCEITO POTENCIALIZADOR DA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS HÍBRIDOS DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE E DE EXPRESSÕES CULTURAIS, REVIGORADOS, PRINCIPAlMENTE, A PARTIR DA INTENSIFICAÇÃO DOS CONTATOS ENTRE CULTURAS POSSIBILITADOS PELAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. NA PERSPECTIVA DESSE QUADRO TEÓRICO, OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA UMA RELEITURA DAS PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS VIVENCIADAS EM BAIRROS POPULARES DE CENTROS URBANOS, PELA ÓTICA DOS PROCESSOS HÍBRIDOS, CONTITUIÇÃO DE IDENTIDADE. NO CAMPOS PEDAGÓGICO, OBSERVAM-SE AS AUSÊNCIAS DAS INTER-RELAÇOES ENTRE AS EXPRESSÕES CULTURAIS VIVIDAS PELOS ESTUDANTES E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, AS FORMAS DE RACISMO E DISCRIMINAÇÃO COMO ATITUDES "INVISÍVEIS", E OS PROCESSOS HÍBRIDOS DE CRUZAMENTO CULTURAIS COMO REALIDADES. A PRESPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE É APONTADA COMO UM SUPROTE TEÓRICO/PRÁTICO VIÁVEL PARA SE CONCEDER A EDUCAÇÃO QUE RECONHECE E POTENCIALIZA A DIVERSIDADE CULTURAL NESSAS INTER-RELAÇÕES.pt_BR
dc.format.extent4194304 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectINTERCULTURALIDADEpt_BR
dc.subjectMULTICULTURALISMOpt_BR
dc.subjectRACISMOpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escolapt_BR
dc.titleDO MULTICULTURALISMO À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ESTUDO DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS DE JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGREpt_BR
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

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