Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/792
Title: O IMPACTO DAS EMOÇÕES VIVENCIADAS POR ALUNOS E PROFESSORES NA DINÂMICA DE SALA DE AULA
Authors: KONDO, Edson Kenji
SACRAMENTO, Mercia Helena
Keywords: EMOÇÃO;BIOLOGIA DO AMOR;RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Issue Date: 2000
Publisher: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
Abstract: A PRESENTE DISSERTAÇÃO ESTUDA A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NA CONVIVÊNCIA DE SALA DE AULA, ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, ATORES QUE SÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O MÉTODO ESCOLHIDO FOI A PESQUISA DE CAMPO E PARTICIPARAM DO ESTUDO, CARECTERIZADO COMO QUANTITATIVO, QUINHENTOS E OITENTA E SETE ALUNOS E CENTO E CINQÜENTA E SEIS PROFESSORES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DE NOVE REGIÕES ADMINISTRATIVAS DO DISTRITO FEDERAL. UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, FORAM COLETADOS DADOS QUE PERMITIRAM IDENTIFICAR E COMPARAR PROFESSORES E ALUNOS QUANTO ÀS REAÇÕES EMOCIONAIS QUE MANIFESTAM NA VIVÊNCIA DA SALA DE AULA. O INSTRUMENTO DE PESQUISA FOI ELABORADO COM TRINTA E DUAS EMOÇÕES, SELECIONADAS A PARTIR DE UMA CLASSIFICAÇÃO FEITA PRO GOLEMAN E, POSTERIORMENTE, COMPLEMENTADA POR UMA PESQUISA VERBAL. A DISSERTAÇÃO, FUNDAMENTADA NA TEORIA DE HUMBERTO MATURANA, A BIOLOGIS DO AMOR, PROCURA IDENTIFICAR AS EMOÇÕES QUE APARECEM COM MAIS FREQÜÊNCIA NO RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, DELINEANDO AS REAÇÕES EMOCIONAIS DE CADA UM DESSES SEGMENTOS. O PRESENTE TRABALHO FAZ UM ESTUDO DAS EMOÇÕES SOB A ÓTICA BIOLÓGICA E HUMANÍSTICA, SENDO QUE NESTA ÚLTIMA, ABORDAM-SE AS EMOÇÕES DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DA BIOLOGIA DO AMOR DE MATURANA. OS DADOS OBTIDOS CONFIRMAM A HIPÓTESE ESTABELECIDA QUE, QUANDO HÁ UM CLIMA DE EMOÇÕES POSITIVAS NO APRENDIZAGEM, POIS A RELAÇÃO FOI ESTABELECIDA COM BASE NA BIOLOGIA DO AMOR. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE HÁ UMA RELAÇÃO ENTRE O EMOCIONAL DO ALUNO E AS NOTAS OBTIDAS POR ELE, ENQUANTO QUE O EMOCIONAL DO PROFESSOR E A PERCEPÇÃO QUE ELE TEM DO ALUNO, PARECE NÃO TER IMPACTO SOBRE A PERFORMANCE DOS ESTUDANTES.
Description: CAMPUS II
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/792
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools