Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGOULART, Cecilia Maria Aldigueript_BR
dc.contributor.authorGARCIA, Inez Helena Munizpt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:39Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:39Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/744-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE LEVAM DEZ JOVENS E ADULTOS A INICIAREM SEUS ESTUDOS FORMALMENTE OU A REINICIAREM ESTES ESTUDOS. TOMANDO COMO REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS BAKHTIN, DIAS E GINZBURG, ENTRE OUTROS AUTORES, BUSCAMOS COMPREENDER AS HISTÓRIAS DE VIDA DOS SUJEITOS PESQUISADOS, OU SEJA, OUVIR SUAS VOZES, PARA ALÉM DE UMA ÓTICA IMPOSTA PELO DISCURSO OFICIAL, QUE CONSIDERA O ANALFABETISMO COMO UM ?MAL A SER CORTADO PELA RAIZ?. DISCUTIMOS OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, RELEVANTES PARA A PESQUISA, RESPALDADAS EM SOARES, KLEIMAN E GOULART, PRINCIPALMENTE. É REALIZADO UM ESTUDO DE CARÁTER QUALITATIVO, EM QUE UTILIZAMOS O PARADIGMA INDICIÁRIO COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DE DADOS. O MATERIAL EMPÍRICO FOI COLHIDO POR MEIO DE CONVERSAS, QUESTIONÁRIOS E DE FALAS/NARRATIVAS PRODUZIDAS EM SITUAÇÃO DE GRUPO FOCAL. OS SIGNIFICADOS DA ALFABETIZAÇÃO/ESCOLARIZAÇÃO FORAM CATEGORIZADOS A PARTIR DE UM DIÁLOGO COM MELO BUSCANDO UMA ESCUTA INCLUSIVA DAS PRIORIDADES APONTADAS PELOS ALFABETIZANDOS. OS COMPONENTES DO LETRAMENTO, DISCUTIDOS COM BASE EM TOLCHINSKY, REVELARAM A NECESSIDADE DOS ALFABETIZANDOS DE UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO QUE LEVE EM CONTA A REALIDADE EM QUE VIVEM E SUAS DEMANDAS POR PRÁTICAS SOCIAIS DIVERSAS DE LEITURA E DE ESCRITA. PALAVRAS-CHAVE: ALFABETIZAÇÃO, JOVENS E ADULTOS, LETRAMENTO.pt_BR
dc.format.extent561811 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSEpt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectJOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subjectLETRAMENTOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleJOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: VOZ E VIDA, REVELAÇÕES E EXPECTATIVASpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf548.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools