Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMUTTI, Regina Maria Varinipt_BR
dc.contributor.authorVINHAIS, Ione Maria Richpt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:37Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:37Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/734-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETO A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ADOLESCENTES QUE FREQÜENTAM ESCOLA URBANA DE ENSINO MÉDIO. PARTIU-SE DO QUESTIONAMENTO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA DE LITERATURA, EM QUE O ESTUDO USUAL DAS OBRAS LITERÁRIAS PAUTA-SE NUMA ÚNICA INTERPRETAÇÃO DADA COMO CORRETA, DESCONHECENDO-SE AS DIFERENÇAS DE PONTOS DE VISTA INERENTES A EXISTÊNCIA HUMANA E, ESPECIALMENTE A DO SUJEITO-ALUNO. ESTA PESQUISA FUNDAMENTA-SE NO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO FUNDADA POR MICHEL PÊCHEUX, EM QUE SUJEITO E SENTIDOS SE CONSTITUEM NO DISCURSO. BUSCA-SE, DE OUTRO MODO, PROMOVER A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PELOS ALUNOS, ENFATIZANDO-SE A LEITURA DAS OBRAS LITERÁRIAS E A PRODUÇÃO TEXTUAL. O ENFOQUE EM TEXTOS LITERÁRIOS QUINHENTISTAS, ARCÁDICOS E ROMÂNTICOS PROMOVEU PLURALIDADE DE .GESTOS DE INTERPRETAÇÃO. DOS JOVENS, AFETANDO SUA PRÓPRIA ESCRITA, PRODUZINDO EFEITOS DE SENTIDOS LIGADOS AS SUAS VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS. CONSIDERA-SE QUE OS DISCURSOS A QUE O JOVEM SE FILIA, APREENDIDOS NA SUA ESCRITA, REPRESENTAM O SEU MODO DE ESTAR NO MUNDO E PARTICIPAR DO MESMO. A ANÁLISE PERMITIU MOSTRAR, NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS, O ENTRECRUZAMENTO ENTRE VÁRIOS DISCURSOS, QUE SE COLOCAM NA INTERSECÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLA, ONDE UM EMBRIÃO DE UM NOVO DISCURSO PEDAGÓGICO, QUE JÁ NÃO APONTA PARA A REPETIÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FUNDAMENTO DAS SUAS PRÁTICAS, PARECE SUGERIR UM ESPAÇO ONDE O ALUNO É ESTIMULADO A MANIFESTAR SEUS SENTIMENTOS E SUAS POSIÇÕES DISCURSIVAS, EVIDENCIANDO AUTORIA.pt_BR
dc.format.extent477605 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titlePRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: FILIAÇÃO DISCURSIVA, CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO E SUJEITOSpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf466.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools