Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/715
Título: NAS ONDAS DA INCLUSÃO: AS VOZES ESCUTADAS DAS EXPERIÊNCIAS SENTIDAS POR EDUCANDOS DE UM PROJETO DE RÁDIO-ESCOLA
Autor(es): PINEL, Hiran
MOTTA, Gláucio Rodrigues
Palavras-chave: EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL;FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL;RÁDIO-ESCOLA
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Resumo: A PRESENTE DISSERTAÇÃO BUSCA DESVELAR AS EXPERIÊNCIAS SENTIDAS POR UM GRUPO DE DEZ CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE RÁDIO-ESCOLA REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2004, EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA PERIFERIA DE VITÓRIA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. A PROPOSTA DA PESQUISA SURGIU DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO REALIZADO NA RÁDIO QUE JÁ HAVIA NA ESCOLA, MAS QUE SE ENCONTRAVA EM VIAS DE EXTINÇÃO. PROPOMOS ENTÃO À DIREÇÃO DO COLÉGIO UMA INTERVENÇÃO QUE REDINAMIZASSE O PROJETO E ONDE PUDÉSSEMOS INVESTIGAR A PERCEPÇÃO QUE OS EDUCANDOS TERIAM EM PARTICIPAR DA RÁDIO. PARA TANTO, REVIVEMOS A RÁDIO-ESCOLA DURANTE TRÊS DIAS DO MÊS DE DEZEMBRO, DURANTE A SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA, EVENTO ORGANIZADO ANUALMENTE PELO COLÉGIO. A ESCOLHA METODOLÓGICA PARA ESTRUTURAR A INTERVENÇÃO FOI A PESQUISA-AÇÃO EXISTENCIAL, COMO PROPÕE BARBIER. A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DEPOIMENTOS, SOB O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO, SEGUIU A METODOLOGIA DOS QUATROS PASSOS PROPOSTA POR GIORGI. AS CATEGORIAS EXTRAÍDAS DAS UNIDADES DE SENTIDO (US) DESVELADAS FORAM ANALISADAS SOB AS PERSPECTIVAS HUMANISTAS DE ROGERS, FREIRE, FRANKL E PINEL. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL OBSERVARMOS QUE O ESPAÇO DA RÁDIO-ESCOLA POSSIBILITA MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS AOS EDUCANDOS. A ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO VIVIDO EXTRAÍDOS DOS DEPOIMENTOS REVELA A AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS. FOI TAMBÉM POSSÍVEL CONCLUIR QUE ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO ENTRE OS MEMBROS, OS PARTICIPANTES DO GRUPO DESENVOLVEM HABILIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS, O QUE REVELA O ALCANCE QUE A EXPERIÊNCIA DA RÁDIO ESCOLA PROPICIA.
Descrição: BIBLIOTECA DA UFES
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/715
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador