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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGHIGGI, Gomercindopt_BR
dc.contributor.authorFAGUNDES, Maurício Cesar Vitoriapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:32Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:32Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/707-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO TRATA DA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PARTICULAR E CONFESSIONAL, NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS, TENDO POR OBJETIVO BUSCAR PERCEBER AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA CONCRETIZAÇÃO DE SUA INTENCIONALIDADE EMANCIPATÓRIA, QUE, PELA AÇÃO COLETIVA, PROPÕE-SE A GERAR SIGNIFICAÇÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NA COMUNIDADE DISCENTE, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, FORTALECIMENTO DE VALORES E ATITUDES CIDADÃS. PARA TANTO, A PESQUISA APRESENTA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA, DE CUNHO QUALITATIVO, LEVADA A EFEITO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM ESTUDANTES E PAIS DA ESCOLA EM TELA, OS QUAIS RESPONDEM QUESTÕES QUE ENFOCAM A SUA PERCEPÇÃO ACERCA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL, A COMPREENSÃO DE CIDADANIA E OS ELEMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA NOVA CULTURA. EM TERMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO GRAMSCI, BOURDIEU, FREIRE, ANDREOLA, GADOTTI, GANDIN, GHIGGI, MARX, VEIGA, PRADO JUNIOR, KIELING, ARROYO, BENINCÁ E KOSIK, ENTRE OUTROS, A PARTIR DOS QUAIS É POSSÍVEL COMPREENDER A RELAÇÃO DIALÉTICA QUE A ESCOLA DESENCADEIA COM SEUS ESTUDANTES (E MEIO), DESDE O PONTO DE VISTA DA REPRODUÇÃO OU EMANCIPAÇÃO, ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE SEU PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. A CONCLUSÃO PRINCIPAL INDICA QUE OS ALUNOS ESTÃO, EM SUA MAIORIA, CONSTRUINDO UMA NOVA CULTURA, EM UM DEVENIR HISTÓRICO, FORTALECIDOS POR SIGNIFICAÇÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS, PELA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E PELA TONIFICAÇÃO DE VALORES E ATITUDES CIDADÃS, COINCIDENTES COM A INSPIRAÇÃO BÁSICA DO PROJETO EM FOCO.pt_BR
dc.format.extent576245 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTASpt_BR
dc.subjectPROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICOpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectPAISpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleREPRODUÇÃO E EMANCIPAÇÃO - CATEGORIAS DE ANÁLISE HISTÓRICO-ANTOLÓGICO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DIALOGANDO COM A REALIDADE CONCRETA DE SEUS SUJEITOSpt_BR
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

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