Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCASALI, Alipio Marcio Diaspt_BR
dc.contributor.authorCLAUDIO, Claudemiro Esperançapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:32Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:32Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/706-
dc.descriptionPUC/SPpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE COMPREENDER O SIGNIFICADO DAS BRIGAS ENTRE ADOLESCENTES NA ESCOLA. A PESQUISA SE REALIZOU EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, EM PARADA DE TAIPAS, NA REGIÃO NOROESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO, JUNTO A MENINOS E MENINAS QUE FREQÜENTAM O SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANTIGAS 5ª A 8ª SÉRIES). OS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES REVELAM QUE OS MOTIVOS DE TAIS BRIGAS SÃO COSTUMEIRAMENTE OS MAIS FÚTEIS E BANAIS, O QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE SE COMPREENDER O SIGNIFICADO DE SUA OCORRÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR NOS TEMPOS ATUAIS DO PAÍS E DO MUNDO. TOMAREI DUAS REFERÊNCIAS PARA ESSA COMPREENSÃO: A DA ADOLESCÊNCIA COMO UM MOMENTO ESPECÍFICO DESSE JOVEM E A DA GLOBALIZAÇÃO, QUE ENVOLVE A PRIMEIRA. AO FAZER ESSA CONTEXTUALIZAÇÃO, LANÇAREI UM OLHAR PARA A ESCOLA PÚBLICA, SEUS CONFLITOS, SEUS EQUÍVOCOS, SEUS ENCONTROS E DESENCONTROS DIANTE DESSE MOMENTO VIVIDO PELO JOVEM. NO ESPAÇO ESCOLAR, PORTANTO SOCIAL, SÃO TRABALHADAS CONCEPÇÕES DE SER HUMANO. MOSTRAREI QUE ESSAS CONCEPÇÕES TRABALHAM COM A IDÉIA DE SER HUMANO ENQUANTO TOTALIDADE FECHADA E, DESSA FORMA, ALIADA AO MAL-ESTAR INERENTE AO PROCESSO CIVILIZATÓRIO, O ADOLESCENTE PODE TRATAR O OUTRO, ENQUANTO ALTERIDADE, O NÃO IGUAL, COM DESPREZO, COM VIOLÊNCIA. PROCURAREI COMPREENDER O QUE ESSA ESCOLA FAZ OU DEIXA DE FAZER NÃO SÓ PARA ENTENDER A ADOLESCÊNCIA COMO TAMBÉM PARA ORIENTÁ-LA, NESSA FASE CRÍTICA DA VIDA DO SER HUMANO. AO FINAL FAREI APONTAMENTOS DE ALGUNS CAMINHOS, VIA UMA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO CRÍTICA, PARA O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS SURGIDOS NESSE CONTEXTO ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent706491 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectMAL-ESTARpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventudept_BR
dc.titleBRIGAS ENTRE ALUNOS NA ESCOLA: A ADOLESCÊNCIA, O MAL- ESTAR E O OUTROpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf689.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools