Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Roberto Alvesen
dc.contributor.authorSALGADO, Ana Claudia Peters-
dc.date.accessioned2008-06-10T17:53:02Z-
dc.date.available2008-06-10T17:53:02Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/512-
dc.descriptionBiblioteca Central da UFJFen
dc.description.abstractFocalizamos nesse estudo etnográfico as linguagens que permeiam a vida cotidiana de um grupo de produtores rurais familiares, nos seus espaços de vivências e em suas relações sociais. Um conceito básico neste trabalho é o de que ao compreendermos as linguagens dos agricultores e as relações de poder em que se articulam, poderemos compreender seus processos identitários. A questão de investigação neste projeto é formulada em termos de compreendermos como o agricultor percebe, interpreta e descreve sua realidade. Trata-se, portanto, de compreender como ele sabe, como ele quer, como ele faz, e como articula os ditos com que comunica estas dimensões. Com tais questões e procedimentos faremos uma tentativa de caracterizar um conjunto significativo de restrições que perpassam o modo de produzir deste grupo de agricultores familiares com a finalidade de subsidiar empresas de pesquisa e extensão rural. Pretendemos oferecer a elas informações de caráter qualitativo, que lhes permitam refinar sua compreensão dos efeitos, na renda e na produtividade dos produtores considerados de agricultura familiar, de componentes tais como: 1) mudança tecnológica; 2) alocação de recursos; 3) diversificação da produção; 4) inserção na cadeia produtiva e 5) a rede de relacionamento sociocultural no bojo da qual se insere o processo decisório de agricultores familiares.en
dc.format.extent52789 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO NO CAMPOen
dc.subjectAGRICULTURA FAMILIARen
dc.subjectPRÁTICA SOCIALen
dc.titleAbrindo porteiras, construindo diálogos: compreendendo realidadesen
Aparece nas coleções:Educação no Campo

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador