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Título: Abrindo porteiras, construindo diálogos: compreendendo realidades
Autor(es): MONTEIRO, Roberto Alves
SALGADO, Ana Claudia Peters
Palavras-chave: EDUCAÇÃO NO CAMPO;AGRICULTURA FAMILIAR;PRÁTICA SOCIAL
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora. Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo: Focalizamos nesse estudo etnográfico as linguagens que permeiam a vida cotidiana de um grupo de produtores rurais familiares, nos seus espaços de vivências e em suas relações sociais. Um conceito básico neste trabalho é o de que ao compreendermos as linguagens dos agricultores e as relações de poder em que se articulam, poderemos compreender seus processos identitários. A questão de investigação neste projeto é formulada em termos de compreendermos como o agricultor percebe, interpreta e descreve sua realidade. Trata-se, portanto, de compreender como ele sabe, como ele quer, como ele faz, e como articula os ditos com que comunica estas dimensões. Com tais questões e procedimentos faremos uma tentativa de caracterizar um conjunto significativo de restrições que perpassam o modo de produzir deste grupo de agricultores familiares com a finalidade de subsidiar empresas de pesquisa e extensão rural. Pretendemos oferecer a elas informações de caráter qualitativo, que lhes permitam refinar sua compreensão dos efeitos, na renda e na produtividade dos produtores considerados de agricultura familiar, de componentes tais como: 1) mudança tecnológica; 2) alocação de recursos; 3) diversificação da produção; 4) inserção na cadeia produtiva e 5) a rede de relacionamento sociocultural no bojo da qual se insere o processo decisório de agricultores familiares.
Descrição: Biblioteca Central da UFJF
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/512
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