Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/466
Title: Mulheres na coordenação de organizações do terceiro setor no município de São Paulo (1990-2000): construção de sujeitos coletivos e de propostas socioeducativas
Authors: GOHN, Maria Da Gloria Marcondes
CARVALHO, Denise Gomide
Keywords: MULHERES;ONGS;TERCEIRO SETOR;LIDERANÇA FEMININA;EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CARVALHO, Denise Gomide. Mulheres na coordenação de organizações do terceiro setor no município de São Paulo (1990-2000): construção de sujeitos coletivos e de propostas socioeducativas. 2002. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Campinas. Orientador(a): Maria da Gloria Marcondes Gohn.
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo estudar a atuação de mulheres coordenadoras e lideranças de organizações atuantes em dois campos do terceiro setor, no município de são paulo, a saber, direitos da mulher e educação popular para mulheres. Com base na observação das experiências de vida que propiciaram a inserção nesses cargos, bem como na reflexão sobre as relações, intrínsecas e extrínsecas, estabelecidas interna e externamente pelas organizações em pauta, buscou-se verificar os processos envolvidos na construção de sujeitos coletivos voltados para as problemáticas específicas das mulheres e para a eqüidade e igualdade nas relações de gênero. Da mesma forma, observou-se as bases de suas propostas socioeducativas, suas diretrizes gerais e a cultura política apropriada e produzida. Pesquisou-se, também, em que medida esses sujeitos, políticos e coletivos, em sua maioria caudatários de movimentos de contestação e mobilização, estão se adequando à recente legislação e às novas exigências.
Description: Biblioteca Central
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/466
Appears in Collections:Educação e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denise_Gomide_Carvalho.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools