Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/455
Title: Movimentos sociais, gênero e educação: história e memória do conselho municipal da condição feminina de Belém-PA
Authors: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia
CABRAL, Assunta Maria Fiel
Keywords: MOVIMENTO FEMINISTA;MULHERES;DIREITOS DAS MULHERES;MOVIMENTOS SOCIAIS DE MULHERES;PARTICIPAÇÃO POLÍTICA;MOVIMENTO FEMINISTA
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CABRAL, Assunta Maria Fiel. Movimentos sociais, gênero e educação: história e memória do conselho municipal da condição feminina de Belém-PA. 2002. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Fortaleza. Orientador(a): Maria Juraci Maia Cavalcante.
Abstract: Este estudo enfoca a trajetória do Conselho Municipal da Condição Feminina de Belém-PA-CMCF, através da memória social e coletiva dos diversos atores sociais que fizeram e fazem uma história que já conta com 15 anos. Essa recomposição mnemonista é reconstituída pela utilização da história oral como método de investigação principal, o que possibilita adentrar em uma realidade vivida, desvendando um contexto social e um universo contínuo de imagens que se apóiam umas nas outras, mas que são independentes enquanto conteúdo e representações. Desde sua implantação em 1986, o CMCF vem construindo sua história intrinsecamente ligada aos Movimentos Sociais de Mulheres, circunscrevendo a organização social e a formação política como eixos principais para consolidar um processo de lutas e conquistas de espaços para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à mulher. A concepção feminista de uma sociedade igualitária de direitos entre homens e mulheres permeia o desenvolvimento das proposições e ações educativas do CMCF no âmbito municipal, circunscrevendo gênero e história como elementos fundantes para análise das relações sociais. Ressalta que no sistema de garantia de direitos que engendram as políticas públicas, a participação das mulheres no processo de planejamento e gestão municipal é imprescindível para possibilitar o olhar específico às demandas da população feminina, e que o Conselho Municipal da Mulher é o espaço de maior representatividade institucional dentro da administração do município para possibilitar essa participação.
Description: Biblioteca Humanidades/UFC
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/455
Appears in Collections:Educação e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACAO001.pdf15.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools