Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/452
Title: Gênero e cidadania : a experiência das promotoras legais populares em São Paulo
Authors: BLAY, Eva Alterman
RICOLDI, Arlene Martinez
Keywords: MULHERES;PROMOTORAS LEGAIS POPULARES;EDUCAÇÃO POPULAR
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: RICOLDI, Arlene Martinez. Gênero e cidadania : a experiência das promotoras legais populares em São Paulo. 2006.161f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2006. São Paulo. Orientador(a): Eva Alterman Blay.
Abstract: Utilizando-se de diversos procedimentos metodológicos, como entrevistas, pesquisa de campo, observação participante e pesquisa documental, este trabalho tem por objeto o curso de capacitação legal "Promotoras Legais Populares", realizado na cidade de São Paulo sob a coordenação de três organizações não-governamentais: a União de Mulheres de São Paulo de São Paulo (UMSP), o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP) e o Movimento do Ministério Público Democrático (MPD). O estudo procura reconstituir o processo de formulação do conceito e da prática da "capacitação legal" (ou legal literacy) e suas fontes téoricas e metodológicas, - Educação Popular, Feminismo e Direito Alternativo, no âmbito internacional, e como esta experiência se estabelece no Brasil. Primeiramente implementado na cidade de Porto Alegre-RS pela organização não-governamental Themis, e em seguida, na capital paulista, a experiência encontra contexto histórico propício, em plena consolidação democrática pós-constituinte. A partir da experiência do curso em São Paulo, procura demonstrar de que maneira serve como um "rito de passagem" para o mundo público, abrindo novos canais de participação a mulheres de diversas camadas sociais.
Description: Biblioteca da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/452
Appears in Collections:Educação e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestrado revisadoI2009.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools