Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/450
Título: Educação Popular: a experiência do Conselho de Escolas de Trabalhadores
Autor(es): GÓES, Marina Piza de Sampaio
MORAES, Carmem Sylvia
BEISIEGEL, Celso de Rui
SCARLATO, Francisco Capuano
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;EDUCAÇÃO PROFISSIONAL;EDUCAÇÃO POPULAR;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Data do documento: 2001
Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GÓES, Marina Piza de Sampaio. Educação Popular: a experiência do Conselho de Escolas de Trabalhadores. 2001. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. São Paulo. Orientadores(as): Carmem Sylvia Moraes; Celso de Rui Beisiegel; Francisco Capuano Scarlato.
Resumo: Trata-se de pesquisa empírica de cunho histórico-educacional "Conselho de Escolas de Trabalhadores", entidade nacional de educação popular de formação profissional, que congrega oito escolas de trabalhadores de várias regiões do país, a saber: Recife (Pe), Rio de Janeiro (RJ), São João do Meriti (RJ),Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Dentre as oito escolas do CET, três delas foram aqui estudadas por serem portadoras de uma pedagogia própria e pelo desenvolvimento de cursos profissionais não submetidos às normalizações do MEC. Seus cursos caracterizam-se por serem de "trabalhadores para trabalhadores", os quais também participam do quadro de monitores. Trata-se de um projeto pedagógico alternativo, com elementos de cidadania, criado como reação à ditadura militar, por trabalhadores de entidades do Movimento Popular e sindicalistas, devido às`perseguições políticas, o constante desemprego e ao despreparo técnico-profissional dos operários, determinado pelas modificações técnicas introduzidas no país pelas novas indústrias multinacionais. O recorte cronológico apresentado vai dos anos 60 até a atualidade.
Descrição: Biblioteca da Faculdade de Educação/USP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/450
Aparece nas coleções:Educação do Trabalhador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina_Piza_Sampaio_Goes_parte_1.pdf3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Marina_Piza_Samapaio_Goes_parte2.pdf3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador