Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/433
Título: Educação e sindicalismo: o discurso sindical no contexto da reestruturação produtiva
Autor(es): PIOLLI, Evaldo
HELOANI, José Roberto Montes
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;SINDICALISMO
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PIOLLI, Evaldo. Educação e sindicalismo: o discurso sindical no contexto da reestruturação produtiva. 2004. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. Campinas. Orientador9a): José Roberto Montes Heloani.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo reconstruir parte dos discurso sindical emitido pelas Centrais Sindicais (Confederação Geral dos Trabalhadores - CGT, Central Única dos Trabalhadores - CUT e Força Sindical) ao longo dos anos 90 e início dos anos 2000 com o propósito de verificar suas convergências com o discurso do Estado e as confluências de tais discursos com a lógica do capital no contexto da reestruturação produtiva e das políticas neoliberias, um cenário onde o capital busca reestabelecer sua hegemonia imprimindo novas formas de racionalização e de controle sobre a força-de-trabalho e um novo arranjo societal centrado numa regulação pelo mercado. As inovações decorrentes de tal processo promovem o isolamento político da classe trabalhadora e inserem novos desafios ao movimento sindical, como o de superar sua crise e ao mesmo tempo responder a novas demandas impostas aos trabalhadores, muitas delas remetidas para a nova institucionalidade da política de emprego em torno da negociação da educação e da formação profissional no âmbito do Plano Nacional de Qualificação Profissional - Planfor. Mas tanto o conteúdo deste plano como também o modelo de gestão pública de forte poder regulatório (um modelo paritário e tripartite que inclui trabalhadores, empresários e governo) presente nas suas diretrizes participam de um projeto mais amplo que visa à inserção do país na lógica do capitalismo globalizado, do qual o movimento sindical, a exemplo de outros momentos do processo de acumulação do capital no Brasil, vem sendo chamado a participar.
Descrição: Biblioteca Central UNICAMP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/433
Aparece nas coleções:Educação do Trabalhador

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evaldo_Piolli.pdf635.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador