Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/429
Título: A relação entre trabalho e educação nas indústrias de calçados de Franca-SP
Autor(es): FARINELLI, Marta Regina
CANÔAS, José Walter
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Estácio de Sá. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FARINELLI, Marta Regina. A relação entre trabalho e educação nas indústrias de calçados de Franca-SP. 2003. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estácio de Sá. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. Franca. Orientador(a): José Walter Canôas.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer como se processa a relação entre o trabalho e a educação nas indústrias de calçados de Franca, considerando principalmente o momento histórico atual, de grandes mudanças, decorrentes do novo modelo de organização do trabalho e da reestruturação produtiva , ou seja, de 1980 aos dias de hoje. A proposta ensejou a consulta a estudos sobre o mundo do trabalho e a educação do trabalhador com a finalidade de apreender como as relações de produção educam o trabalhador para o trabalho, destacando a influência dos valores e interesse da classe dominante neste processo para maior compreensão da relação estabelecida entre trabalho e educação fez-se necessário desgatar a história da organização dos trabalhadores e sua vinculação com o processo educativo, desde suas origens até o momento atual, ressaltando a concepção de educação do trabalhador, inserindo Franca neste contexto. A análise dos dados levantados, aliado à prática profissional desenvolvida nessas indústrias, possibilitou a compreensão da trajetória do trabalhador, e as formas como o mesmo foi se definindo e redefinindo dentro da organização. Permitiu, ainda, constatar que o olhar, sobre o trabalhador e deste sobre si mesmo ao longo do processo histórico assume várias dimensões, estabelecendo contornos mais favoráveis ao seu desenvolvimento pessoal e social. A pesquisa de campo realizada fornece dados que indicam caminhos aos educadores que atuam na área organizacional e se deparam com novos desafios em sua jornada profissional visando contribuir com o trabalhador enquanto ator político e sujeito principal do processo de construção da sociedade.
Descrição: Biblioteca UNESP/Campus Franca
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/429
Aparece nas coleções:Educação do Trabalhador

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador