Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/427
Título: A formação profissional de curta duração e a inserção de trabalhadores de baixa escolaridade no Distrito Federal
Autor(es): BORGES, Lívia Freitas Fonseca
ROSSO, Sadi Dal
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO PROFISSIONAL;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;PLANFOR
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Brasília. Programa de Pós-Graduação Sociologia
Citação: BORGES,Lívia Freitas Fonseca. A formação profissional de curta duração e a inserção de trabalhadores de baixa escolaridade no Distrito Federal. 2002. 320f. Tese (Doutorado em Sociologia) Universidade Federal de Brasília. Programa de Pós-Graduação Sociologia. 2002. Distrito Federal. Orientador(a): Sadi Dal Rosso.
Resumo: Esta tese de doutorado tem por objetivo analisar a formação profissional de curta duração de trabalhadores de baixa escolaridade e o seu impacto sobre a inserção social e profissional, no Distrito Federal, nos anos 1996 a 2000. Buscamos compreender em que medida o Projeto SABER e o PLANFOR-DF, Planos Estaduais de Qualificação Profissional (PEQs-DF), executados pelo Governo do Distrito Federal, obtiveram êxito na formação profissional desses trabalhadores, tendo como base três dimensões avaliativas da política pública federal e local, quais sejam: eficácia, eficiência e efetividade social. Os achados da pesquisa revelam que ainda há muito que se fazer em matéria de formação profissional no Distrito Federal, que a formação profissional de curta duração é mais indicada para os casos dos trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho seja ele formal ou informal; que programas de formação profissional tendem ao êxito quando associados a políticas públicas de geração emprego e de renda que considerem as demandas reais do mercado de trabalho e os interesses dos trabalhadores. Na conclusão, apresentamos um quadro que revela o descompasso existente entre os diferentes organismos implicados e os seus respectivos atores, dificultando o estabelecimento de uma rede ou de um sistema de formação profissional local. Por último, constatamos que a formação profissional não pode prescindir de uma sólida formação teórica, produzida pela Educação básica.
Descrição: Biblioteca UnB
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/427
Aparece nas coleções:Educação do Trabalhador

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador