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dc.contributor.authorDAHMER, Alessandra Zago-
dc.contributor.authorTUMOLO, Paulo Sergio-
dc.date.accessioned2008-05-19T17:32:23Z-
dc.date.available2008-05-19T17:32:23Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationDAHMER, Alessandra Zago. Inclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do projeto educação digital em Florianópolis/SC. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Florianópolis. Orientador(a): Paulo Sergio Tumolo.en
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/420-
dc.descriptionBiblioteca UFSCen
dc.description.abstractNo presente trabalho, procuramos discutir questões relacionadas às transformações no mundo do trabalho e às políticas de inclusão digital. Pesquisas indicam que os postos de trabalho formal estão desaparecendo e que o trabalhador, diante do desemprego crescente, busca ampliar sua qualificação profissional para inserir-se, reinserir-se ou manter-se no emprego. Uma das alternativas que vêm sendo apontadas para combater o desemprego está voltada à inclusão digital. O problema da dissertação foi direcionado para a seguinte questão: em que medida a formação básica na utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICS) gera condições de acesso ao mercado de trabalho para analisar essa questão, optamos pela realização de um estudo de caso no projeto de inclusão digital da ONG “moradia e cidadania”, em Florianópolis - SC. Elegemos como local de pesquisa uma organização não governamental (ONG), que oferece cursos de alfabetização tecnológica voltados para a formação profissional e com o objetivo de facilitar o acesso ao emprego. Os resultados da pesquisa nos permitiram conhecer o perfil sócio-econômico e escolar, assim como a situação profissional de dois grupos estudados: participantes do projeto de inclusão digital no momento da pesquisa e egressos de cursos do mesmo projeto. Tivemos ainda o propósito de destacar algumas transformações ocorridas no mercado de trabalho, de forma a compreender a relação entre as iniciativas voltadas para a qualificação profissional no que tange à utilização das TICs e o problema do desemprego.en
dc.format.extent718169 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOen
dc.subjectINCLUSÃO DIGITALen
dc.subjectEDUCAÇÃO PARA O TRABALHOen
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEen
dc.subjectEDUCAÇÃO DO TRABALHADORen
dc.subjectQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALen
dc.titleInclusão digital e inserção profissional: um estudo com egressos de cursos do projeto educação digital em Florianópolis/SCen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

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