Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/409
Title: O papel da Força Sindical (FS) na esfera da qualificação profissional no estado de Pernambuco
Authors: SANTOS, Alexsandra Ramos dos
OLIVEIRA, Ramon de
Keywords: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;EMPREGABILIDADE;MOVIMENTO SINDICAL;SINDICALISMO
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Alexsandra Ramos dos. O papel da Força Sindical (FS) na esfera da qualificação profissional no estado de Pernambuco. 2003. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. Recife. Orientador(a): Ramon de Oliveira.
Abstract: O presente estudo analisa a atuação da força sindical na área de qualificação profissional, no estado de Pernambuco. Esta atuação é viabilizada pela obtenção de recursos públicos do FAT através do Planfor. Para a FS, a qualificação é um elemento primordial para os trabalhadores enfrentarem os efeitos causados pelas mutações do processo produtivo, o que para ela tem provocado o avanço do desemprego estrutural. Através da utilização de entrevistas, aplicação de questionários e análise documental, constatou-se que as ações de qualificação não estão contribuindo para os egressos se inserirem no mercado de trabalho, reduzindo-se, basicamente, a um mecanismo de adequação dos cursistas aos interesses do capital.
Description: Biblioteca Central e Setorial de Educação/UFPE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/409
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexsandra_Ramos_dos_Santos.pdf510.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools