Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/385
Title: Atuais políticas públicas de educação e trabalho e a qualificação do trabalhador no Paraná
Authors: CARDOSO, Ana Lúcia Tomaz
NOMA, Amélia Kimiko
Keywords: EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;PLANFOR
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CARDOSO, Ana Lúca Tomaz. Atuais políticas públicas de educação e trabalho e a qualificação do trabalhador no Paraná. 2002. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Maringá. Orientador(a): Amélia Kimiko Noma.
Abstract: A dissertação analisa a educação profissional institucionalizada no estado do paraná, a partir das diretrizes das políticas sociais do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), centrando o foco das discussões no Plano Estadual de Qualificação (PEQ), vinculado ao Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). Aborda o objeto de estudo a partir da discussão da relação educação e trabalho no contexto da globalização do capital, que tem como cenário as transformações que estão ocorrendo na forma da produção e na organização política, em nível internacional e nacional. Busca dar significado histórico a esta série de mudanças de grande porte realizadas na educação brasileira visando adequações às novas demandas de qualificação profissional. Analisa como o PEQ é desenvolvido e articulado no Paraná e mostra como a política pública de qualificação e requalificação profissionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) justificam suas metas e objetivos, traçando uma política social compensatória em nome da modernização social do país, que atende aos interesses econômicos e políticos hegemônicos do capital em nível nacional e internacional. aponta que a educação profissional implementado pelo planfor/Peq revela ser mais de caráter ideológico do que funcional e efetivo para as metas propostas, tornando a mesma apta a responder às demandas do setor produtivo, subordinando-se à lógica do capital. Evidencia tratar-se de uma política que se insere no conjunto de políticas sociais nacionais e como tal, se constitui e se institui no processo de adequação da educação brasileira às relações sociais, políticas e econômicas da nova etapa do capitalismo mundial.
Description: Biblioteca Central da UEM
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/385
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Lucia_Tomaz_Cardoso.pdf306.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools