Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/384
Title: Formação Profissional e Ação Sindical no Brasil
Authors: SOUZA, Nilda Rodrigues de
SANTOS, Ariovaldo de Oliveira
Keywords: SINDICALISMO;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO E TRABALHO
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social
Citation: SOUZA, Nilda Rodrigues de. Formação Profissional e Ação Sindical no Brasil. 2006. 240f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). 2006. Orientador(a): Ariovaldo de Oliveira Santos.
Abstract: O presente trabalho visa demonstrar como duas centrais sindicais, Central Única dos Trabalhadores e Força Sindical, dsenvolveram ações de formação e qualificação a partir da reestruturação do mundo do trabalho e da apropriação de um fundo público (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Analisamos as concepções e as práticas de formação desenvolvidas entre 1998 e 2002, no Paraná, tendo como pressuposto que tais ações poderiam significar resistência ou adaptação às exigências do capital. Destacamos, também, como, através da educação a relação entre Estado-empresa-sindicatos se recoloca, sobretudo na lógica da administração dos fundos públicos destinados à qualificação da força de trabalho, apreendendo as contradições dessas parcerias e o enfraquecimento das lutas sindicais. Analisamos as características, os princípios e os pressupostos que norteiam a visão educativa, especialmente no que se refere à qualificação, avaliando a posição assumida pela ação sindical, diante do contexto da formação profissional; se esta comunga, de forma ilusória, com a idéia de que a educação é caminho para que os trabalhadores escapem do desemprego. Pretendemos contribuir para o debate, mostrando as principais intervenções da ação sindical para formar o trabalhador para o emprego, num quadro em que cresce o desemprego e onde a situação do trabalho é cada vez mais incerta. A metodologia usada fundamenta-se na utilização de referenciais bibliográficos que versem sobre a temática, documentos e entrevistas com as lideranças sindicais filiadas as Centrais Sindicais. O método de abordagem empregado é a perspectiva dialética histórica, que possibilita a compreensão dos meios e processo que acarretaram mudanças, correlacionando-as com as perspectivas que permeiam o debate sobre as políticas sociais, bem como, a compreensão da historicidade dos processos simultaneamente às suas particularidades internas, preservando suas especificidades.
Description: Biblioteca Central - UEL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/384
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilda_Rodrigues_Souza.pdf10.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools