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Title: Candomblé e educação: dos Ilês ás escolas oficiais de ensino
Authors: LEITE, Valderlei Furtado
TRINDADE, Liana Maria Salvia
Keywords: NEGROS;CANDOMBLÉ;LEI 10.639;EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade São Marcos. Programa de Pós-Graduação em Administração, Educação e Comunicação
Citation: LEITE, Valderlei Furtado. Candomblé e educação: dos Ilês ás escolas oficiais de ensino. 2006. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade São Marcos. Programa de Pós-Graduação em Administração, Educação e Comunicação. 2006. São Paulo. Orientador(a): Liana Maria Salvia Trindade.
Abstract: Análise comparativa entre a chamada “cultura erudita”, brasileira, centralizada no sistema educacional, e uma cultura popular, sendo que a essas duas faixas a sociedade urbano-capitalista acrescentou outras duas: a cultura criadora e a cultura de massas. O estudo se concentra na educação ministrada nas casas de culto afro-brasileiras, como o Candomblé. A religião institucionalizada educa para si própria e para a sociedade, onde já existe um sistema organizado para a formação cultural do povo; já a educação no Candomblé é intrinsecamente a transmissão do credo e do culto, gradual e ritualística, para aqueles que se iniciam, salientando-se que, no Candomblé, há uma certa uniformidade de comportamento e de visão de mundo de seus componentes, a fim de garantir a continuidade e a legitimação do seu sistema religioso, social e cultural. O presente estudo concentra as suas reflexões nas casas de culto do ABC Paulista, em cujas propostas educacionais confirma-se a estratégia básica da luta pela inclusão social e o exercício da cidadania. Com esse procedimento, o processo educativo desenvolvido proporciona a persistência da religião, além de valorizar a raça negra através de atividades que realmente auxiliam o crescimento e o desenvolvimento da intelectualidade no tocante à cultura e à história de um povo, sob o amparo da Lei 10.639/03.
Description: Biblioteca Central Universidade São Marcos
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/371
Appears in Collections:Educação e Relações Étnico-Raciais

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