Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/356
Title: Sócio-economia solidária e educação popular: contradições e perspectivas
Authors: UMBELINO, Valmor João
FLEURI, Reinaldo Matias
Keywords: ECONOMIA SOLIDÁRIA;EDUCAÇÃO POPULAR
Issue Date: 2000
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: UMBELINO, Valmor João. Sócio-economia solidária e educação popular: contradições e perspectivas 2000. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação)Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2000. Florianópolis.
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar as contradições e perspectivas que emergem da discussão teórico-metodológica em torno da Economia Solidária. A questão central do problema estudado vem ao encontro da preocupação, por parte de determinados segmentos sociais, em relação ao risco de esses empreendimentos, identificados como sendo de Economia Solidária, servirem de meros paliativos ao processo de exclusão inerente à racionalidade econômica do capitalismo atual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual investiga-se a proposta teórico-metodológica de Empreendimentos Econômicos de Solidariedade esparsa na bibliografia sobre o tema, buscando entender até que ponto essas organizações podem superar o economicismo capitalista. Nesse sentido, caracteriza-se como pesquisa do tipo exploratória, dado que, partindo de uma questão, aprofunda-se a complexidade e as possíveis contradições em torno de um determinado objeto-problema. Como referencial de análise, é utilizada a discussão acerca da proposta teórico-metodológica da Educação Popular que perpassou as práticas de organização popular dos últimos 30 anos e que nos anos 80 e início da década de 90 orientou os Projetos Comunitários de Geração de Renda.
Description: Biblioteca Universitária e Arquivo - PPGE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/356
Appears in Collections:Economia Solidária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valmor_Joao_Uberlino4.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open
Valmor_Joao_Uberlino3.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open
Valmor_Joao_Uberlino2.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open
Valmor_Joao_Uberlino1.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools