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dc.contributor.authorWEYH, Cênio Back-
dc.contributor.authorSTRECK, Danilo Romeu-
dc.date.accessioned2008-04-11T15:36:02Z-
dc.date.available2008-04-11T15:36:02Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationWEYT, Cênio Back. Educar pela participação: uma leitura político-pedagógica do orçamento participativo estadual no município de Salvador das Missões/RS. 2005. 372f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. São Leopoldo, RS. Orientador(a): Danilo Romeu Strecken
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/321-
dc.descriptionBiblioteca UNISINOSen
dc.description.abstractA pesquisa aborda o tema do Orçamento Participativo no estado do Rio Grande do Sul, uma das práticas político-pedagógicas do campo democrático popular que vem merecendo a atenção dos cientistas de diferentes áreas de conhecimento, desde 1989, quando foi implantada no município de Porto Alegre, na administração da Frente Popular. Educar pela participação: uma leitura político-pedagógica do OP-RS no município de Salvador das Missões, buscou investigar os efeitos que decorrem desta experiência participativa na região das Missões, em um município pequeno e rural. Sua população é formada predominantemente por famílias de origem germânica e está organizada em comunidades onde se destaca o trabalho associativista e cooperativista. A partir do conceito de capital político, desenvolvido por Pierre Bourdieu, realizou-se trabalho de campo que envolveu cinco grupo focais: 1) Clube de Mães Novos Tempos, formado por mulheres agricultoras da Linha Saraiva; 2) Professores da escola pública estadual João de Castilho, situada na sede do município; 3) Ex-delegados e ex-conselheiros do OP-RS; 4) Agroindústrias, constituído de coordenadores e sócio-proprietários de agroindústrias que foram contemplados com recursos oriundos do OP, via RS-Rural; 5) Cooperativa Habitacional de Trabalhadores de Santo Ângelo, constituído de cooperativados que, organizados conquistaram o financiamento de suas casas através da participação popular. Foram ainda realizadas e oito entrevistas com lideranças comunitárias. O objetivo ara analisar o potencial político-pedagógico da prática do OP-RS, na perspectiva da Educação Popular, tendo como horizonte a construção de uma sociedade democrática participativa. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa participante. O trabalho divide-se em seis capítulos, nos quais o pesquisador apresenta a trajetória metodológica, aspectos da história do processo do OP Estadual, a prática e efeitos da participação popular em Salvador das Missões, o OP e a Educação Popular. No capítulo final são destacados indicadores de capital político que emergem a partir desta experiência de poder popular.en
dc.format.extent13729307 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectPARTICIPAÇÃO POPULARen
dc.subjectORÇAMENTO PARTICIPATIVOen
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARen
dc.titleEducar pela participação: uma leitura político-pedagógica do orçamento participativo estadual no município de Salvador das Missões/RSen
dc.typeThesisen
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