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dc.contributor.authorGARCIA, Maysa Dias-
dc.contributor.authorBEISIEGEL, Celso de Rui-
dc.date.accessioned2008-04-02T16:56:55Z-
dc.date.available2008-04-02T16:56:55Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationGARCIA, Maysa Dias. Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo. 2001. 243f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. São Paulo. Orientador(a): Celso de Rui Beisiegelen
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/299-
dc.descriptionBiblioteca da Faculdade da Educação - USPen
dc.description.abstractA pesquisa resgata historicamente a ação educativa desenvolvida por um grupo de assessores através de uma entidade, o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, que presta assessoria aos movimentos populares em Curitiba e no Paraná. Destaca como estudo de caso a experiência do curso de capacitação para lideranças do movimento popular, realizado em 1988. Analisa os principais aspectos que influenciaram a atuação destes assessores e a construção de sua concepção de educação popular. Enfoca também a importância deste trabalho em relação ao processo de organização e de representação popular. Foi privilegiado como procedimento metodológico o levantamento e a análise documental e a realização de entrevistas. O trabalho utiliza como referência teórica o pensamento de Paulo Freire; o debate realizado por Carlos Rodrigues Brandão em torno das propostas de Educação Popular; o conceito de intelectual orgânico de Antonio Gramsci; a análise desenvolvida por Luiz Alberto Gómez de Souza e Michael Löwy a respeito da ação católica no Brasil, em especial a juventude universitária católica; a atuação das comunidades eclesiais de base enfocada por Carmem Cinira Macedo, João Carlos Petrini, Clodovis Boff, entre outros. A pesquisa constatou que um conjunto de fatores influenciou a atuação dos assessores do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo e que esta imprimiu características específicas ao processo de criação e de organização de diversos movimentos populares, favorecendo a constituição de novos sujeitos sociais.en
dc.format.extent2458694 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectAÇÃO COMUNITÁRIAen
dc.subjectLIDERANÇA COMUNITÁRIAen
dc.subjectMOVIMENTOS POPULARESen
dc.subjectCAPACITAÇÃOen
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARen
dc.subjectORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIASen
dc.titleAção educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújoen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação em Comunidades

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