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dc.contributor.authorROSA, Maria Arlete-
dc.contributor.authorJACOBI, Pedro Roberto-
dc.date.accessioned2008-04-02T15:40:27Z-
dc.date.available2008-04-02T15:40:27Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationROSA, Maria Arlete. Curitiba: um estudo sobre a prática educativa de sustentabilidade - o caso da Vila Sagrada Família. 1999. 300f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 1999. São Paulo. Orientador(a): Pedro Roberto Jacobien
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/296-
dc.descriptionBiblioteca PUC-SPen
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar as práticas educativas de sustentabilidade das lideranças da vila sagrada família, no período que vai de 1989 a 1998, na cidade de Curitiba. a pesquisa teve como foco de análise as práticas sociais exercidas pelas lideranças das associações de moradores e amigos de bairros, através das lutas, da organização e da participação, no processo de conquista e garantia da cidadania, nos bairros de periferia da cidade, onde residem tralhadores de baixa renda. o desafio colocado no estudo é o de analisar o conteúdo das práticas educativas, tendo como referência a dimensão da sustentabilidade sócio-ambiental. a partir das práticas sociais das lideranças exercidas no espaço da moradia, no processo de participação social, na busca da cidadania, analisam-se as mudanças ocorridas no âmbito individual e no contexto coletivo da realidade social. o trabalho é dividido em duas partes, inicialmente, desenvolve-se reflexão em torno de sustentabilidade, cidadania e práticas educativas, constituídas pelo estudo das determinantes econômicas, sociais e políticas da relação sustentabilidade/cidade/política ambiental/participação/prática educativa. a segunda parte apresenta a exposição e análise dos dados da pesquisa do caso da vila sagrada família, em torno da dimensão da sustentabilidade e do alcance das práticas educativas, no contexto das políticas públicas e do meio ambiente em curitiba.en
dc.format.extent2458694 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectASSOCIAÇÃO DE MORADORESen
dc.subjectAÇÃO COMUNITÁRIAen
dc.subjectLIDERANÇA COMUNITÁRIAen
dc.subjectSUSTENTABILIDADE SÓCIO-AMBIENTALen
dc.subjectPARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIAen
dc.titleCuritiba: um estudo sobre a prática educativa de sustentabilidade - o caso da Vila Sagrada Famíliaen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação Ambiental
Educação em Comunidades

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