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dc.contributor.authorSILVA, Isabel Cristina-
dc.contributor.authorMOTIM, Benilde Maria Lenzi-
dc.date.accessioned2008-03-28T21:06:47Z-
dc.date.available2008-03-28T21:06:47Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationSILVA, Isabel Cristina. Programa de transferencia de renda condicionado: bolsa escola: o resgate da cidadania atraves da educacao. 2004. 198f. Dissertacao (Mestrado) Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Programa de Pos Graduacao em Sociologia. 2004. Curitiba. Orientador(a): Benilde Maria Lenzi Motimen
dc.identifier.otherPesquia Educação Não Formal de Adultos-
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/288-
dc.description.abstractA dissertação “Programa de Transferência de Renda Condicionado - Bolsa-Escola: o resgate da cidadania através da educação”, tem o propósito de fazer uma leitura da importância de programas de transferência de renda condicionada para a construção da cidadania, mediante a inserção social das camadas mais pobres da população. O conceito de cidadania será apresentado, na amplitude dos direitos civis, sociais e políticos. No que se refere a questão social, aborda-se os fatores históricos que levaram Castel a construir o conceito (2001), de ‘desfiliação’. Segundo o autor, ‘desfiliado’ é aquele indivíduo que em um mundo estruturado, desatrelou-se das redes de integração primária. Isto ocorre quando sua inscrição territorial não tem condições de assegurar a sua rede de proteção, deixando-o cair em estados de privação. Para melhor compreender o que são estes estados de privação, estudou-se o conceito de pobreza e dos indicadores utilizados para mensurá-la. Em seguida, apresentam-se os programas da Rede de Proteção Social – RPS – existentes no Brasil, em 2002. Logo depois, os programas de transferência de renda condicionados à educação: o Programa Bolsa Escola, primeiramente aplicado no Governo do Distrito Federal em 1995, o programa Bolsa-Escola Cidadã, da Organização Não Governamental Missão Criança (1998), o Programa Bolsa-Escola Federal e o Programa aplicado no Governo do Distrito Federal, a partir de 2001, o ‘Renda Minha’. Em seqüência, demonstra-se a metodologia utilizada pelo Banco Mundial para a avaliação de impacto de programas de transferência de benefícios, para a mensuração dos resultados que os programas trazem às comunidades nas quais são aplicados. Por fim, apresenta-se o programa de desenvolvimento humano do México, o OPORTUNIDADES e compara-se o mesmo com os programas brasileiros, incluindo o Bolsa-Família, programa que absorveu o Bolsa-Escola em 2003. A compreensão dos atuais problemas que afligem a nossa sociedade auxilia, conforme palavras de Bourdieu (2003, p. 735) “aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta, da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas”. Pois, segundo o autor, o que o mundo social fez, o mundo social pode, armado deste saber, desfazer. Considera-se que os conceitos aqui apresentados são instrumentais para discutir o processo de desfiliação e axiliar na busca de novas formas de inclusão social.en
dc.format.extent1783586 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós Graduação em Sociologiaen
dc.subjectPROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDAen
dc.subjectPROGRAMA BOLSA ESCOLAen
dc.subjectPOBREZAen
dc.subjectPROGRAMA EDUCACIONALen
dc.subjectPROTEÇÃO SOCIAL-
dc.subjectCIDADANIA-
dc.titlePrograma de transferencia de renda condicionado: bolsa escola: o resgate da cidadania através da educaçãoen
dc.typeThesisen
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