Educação não escolar de adultos no Brasil e na Dinamarca : [136] Página inicial da comunidade Visualizar estatísticas

A pesquisa procurou conhecer e discutir as experiências dinamarquesas de educação popular denominadas por Folk High Schools e a influência do seu principal inspirador, o dinamarquês Nikolaj Frederik Severin Grundtvig (1783 - 1872), com vistas a traçar paralelos com os fundamentos e as práticas de educação popular desenvolvidas no Brasil, que têm como principal referência o pensamento de Paulo Freire (1921-2007). Os objetivos foram: a) sistematizar experiências contemporâneas em educação não escolar de jovens e adultos no Brasil e na Dinamarca; b) contribuir para o debate ampliando as referências teóricas em educação de jovens e adultos. Para tanto, a pesquisa produziu informações e as vem disseminando por meio de uma base de dados eletrônica para acesso remoto; realizou 3 estudos de casos de experiências não escolares com jovens e adultos no Brasil e na Dinamarca; produziu uma publicação com cinco artigos de pesquisadores internacionais, os 3 estudos de casos produzidos pelos pesquisadores nacionais, além de uma bibliografia sobre Grundtvig e uma cronologia sobre sua vida; publicou 1 artigo acadêmico sobre a temática; organizou e realizou um minicurso sobre a pesquisa na reunião anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação - ANPED.

Navegar

Coleções desta comunidade

As FHS na Dinamarca [21]

As FHS na Dinamarca

Conceitos de Gruntvig/ bases FHS/ textos introdutórios [27]

Conceitos de Gruntvig/ bases FHS/ textos introdutórios

Estudos de caso Dinamarca [1]

Estudos de caso Dinamarca

Intertextos: comparação Grundtvig e pensadores afins [15]

Intertextos: comparação Grundtvig e pensadores afins

Recepções de Grundtvig/FHS e comparações com outos locais [72]

Recepções de Grundtvig/FHS e comparações com outos locais