Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2742
Title: Educação e igreja católica no Brasil: a educação nas campanhas da fraternidade de 1982 e de 1998.
Authors: PEREIRA, José Flávio
SILVA, Eronildo José da
Keywords: EDUCAÇÃO;IGREJA CATÓLICA;EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Citation: SILVA, Eronildo José da. Educação e igreja católica no Brasil: a educação nas campanhas da fraternidade de 1982 e de 1998. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Maringá. Orientador(a): José Flávio Pereira.
Abstract: A religião é uma dimensão do ser humano e um setor das culturas dos povos que oferece possibilidades de questionamentos provocadoras. A escolha do tema deste trabalho não parte do velado, do inconsciente, mas da constatação da permanente e essencial presença religiosa na sociedade e nas relações humanas. Este estudo enfoca especificamente as campanhas da fraternidade, realizadas pela Igreja Católica brasileira, sem porventura desmerecer a importância de todos os demais tipos de campanhas. Selecionamos mais especificamente duas campanhas da fraternidade que tratam da educação, uma vez que o nosso objetivo é analisar como a Igreja enfrenta a questão da educação dos fiéis. A justificativa do estudo pode ser facilmente compreendida através do ideal da Igreja Católica de ser formadora de valores e sua visível vontade de estar atenta às mudanças no tempo histórico, principalmente nos tempos atuais, quando se têm várias formas de transmitir a educação. Através do estudo dos documentos da Igreja, especificamente dos do Concilio Vaticano II, 2a e 3a Conferência Episcopal Latino-americana e dos textos-base das campanhas da fraternidade de 1982 e 1998, pode-se perceber que os conteúdos desses documentos explicitam o projeto e as estratégias que a Igreja Católica estabeleceu para educar os seus fiéis e, conseqüentemente para sua perpetuação enquanto instituição educadora presente na sociedade. Conforme assinala um estudioso, a educação do homem é parte da missão da Igreja Católica.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2742
Appears in Collections:Outros temas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACAO008.pdf8.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools