Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2739
Title: PROJETO POLÍTICO E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA (1968-1985)
Authors: PEREIRA, José Flávio
PEREIRA, Paulo da Silva
Keywords: EDUCAÇÃO;Igreja
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós- Graduação em Educação.
Citation: PEREIRA, Paulo da Silva. Projeto político e estratégias de educação da igreja católica no Brasil e na América Latina (1968-1985). 2002. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós- Graduação em Educação. 2002. Maringá. Orientador: José Flávio Pereira.
Abstract: A pesquisa que resultou nesta dissertação percorreu o caminho inverso à sua estrutura textual. Iniciou-se com a descoberta de alguns textos sobre a Campanha da Fraternidade, cujo interesse foi despertado tanto pelos temas como pela forma de organização. Neles, eram propostas diversas atividades tendo como centro um tema específico. As Campanhas da Fraternidade de 1975 e de 1985 discutiam questões amplas como a miséria, o analfabetismo, a fome e a distribuição de bens. Observou-se também que a via sacra, a missa da quarta-feira de cinzas e as músicas sacras constituíam-se em um meio de inserção dessas campanhas nos meios de comunicação social. Era visível o seu conteúdo educativo. Mais tarde, a preocupação da pesquisa centrou-se em compreender as diferenças entre o projeto político da Igreja em sua forma oficial, do qual faziam parte as Campanhas, e o projeto político da Teologia da Libertação. Evidentemente, os textos da Campanha não respondiam satisfatoriamente às necessidades de uma pesquisa mais ampla, motivo pelo qual procuraram-se outros documentos que demonstrassem a origem do projeto nela explicitado. A Campanha da Fraternidade aparecia então, como um movimento secundário, derivado de uma estrutura mais ampla que lhe determinava o conteúdo. Assim, procurou-se investigar nos documentos oficiais da Igreja a inspiração para as ações dos diversos grupos religiosos oficializados por essa mesma instituição. As conclusões das duas Grandes Conferências Episcopais demonstram que a fonte doutrinai da qual era tributária a Campanha da Fraternidade e seu caráter catequético, litúrgico e educativo tinha origem nas detenninações de Medellín e Puebla. Até a preocupação com a utilização dos meios de comunicação social não era original: Medellín e Puebla orientavam nesse sentido. Percebeu-se, portanto, que a Campanha era no Brasil uma resposta à renovação iniciada em Medellín e continuada em Puebla. Era uma verdadeira estratégia de educação da Igreja Católica junto aos fiéis e à sociedade.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2739
Appears in Collections:Outros temas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACAO005.pdf8.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools