Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2324
Título: Experiências e projetos de educação do trabalhor no Brasil: balanço da produção discente no campo da educação do trabalhor, subárea ação sindical, 1996-2006, teses e dissertações nas áreas de educação, ciências sociais e serviço social
Autor(es): FISCHER, Maria Clara Bueno
GODINHO, Ana Cláudia Ferreira
Palavras-chave: EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR
Data do documento: 27-Mai-2009
Resumo: Este texto, que faz parte da segunda etapa da pesquisa Educação não-escolar: um balanço da produção de conhecimentos, coordenada por Sérgio Haddad (Ação Educativa), apresenta uma análise de pesquisas discentes sobre projetos e programas de educação do trabalhador realizados por entidades sindicais, produzidas entre 1996-2006 em programas de pós-graduação do Brasil. Foram analisadas, na íntegra, 16 dissertações e 1 tese de doutorado. A etapa anterior resultou numa apresentação geral dos dados, que tinha caráter quantitativo; esta segunda etapa incorpora dimensões qualitativas à análise. Para sistematizar os dados e construir a análise tomou-se como ponto de partida os objetivos e questões gerais da pesquisa (HADDAD, 2005); categorias iniciais definidas pela equipe de pesquisa3 bem como, quando necessário, algumas pontuações teóricas do campo de estudos Trabalho-Educação e da Pedagogia. Buscou-se, então, identificar as temáticas e objetos de estudo das pesquisas; as escolhas teórico-metodológicas; os campos de referência que informaram os projetos e programas de educação do trabalhador desenvolvidos pelo movimento sindical; a abordagem das propostas dos programas e projetos, principalmente no que concerne à articulação entre análise política e pedagógica; as recomendações dos próprios pesquisadores e lacunas identificadas a partir da leitura da produção discente.
Descrição: PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009. PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad. DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico). FONTE DE FINANCIAMENTO: CNPq.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2324
Aparece nas coleções:Educação do Trabalhador
Educação não escolar de adultos: o estado da arte
Publicações AE (todas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo1.pdf226.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.