Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMONTENEGRO, Fábio-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Vera Masagão-
dc.contributor.authorNUNES, Márcia Cavallari-
dc.date.accessioned2009-05-27T16:22:16Z-
dc.date.available2009-05-27T16:22:16Z-
dc.date.issued2003-09-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2315-
dc.descriptionPESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa). DEMAIS PESQUISADORES: Maria Conceição Fonseca (UFMG), Tufi Machado Soares (UFJF), Ana Lucia Lima (IMP), Márcia Cavallari (Ibope). FONTE DE FINANCIAMENTO: Ibope, CNPq.en
dc.description.abstractO INAF3, verificou as habilidades de alfabetismo da população por meio da aplicação de um teste de leitura com tarefas relacionadas a contextos cotidianos. O teste acompanhado de questionário sobre práticas de leitura e outros hábitos culturais foi aplicado a uma amostra representativa da população brasileira com idade entre 15 e 64 anos de idade, durante o mês de julho. O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional é uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro – Ação Social do IBOPE e da ONG Ação Educativa. A pesquisa, realizada pelo IBOPE em julho, utilizou uma amostra nacional, representativa da população braileira, com 2000 pessoas de 15 a 64 anos. Para verificação das capacidades de alfabetismo da população, foi aplicado um teste contendo tarefas relacionadas a contextos e objetivos práticos de leitura e escrita. Além do teste, foi aplicado um questionário que levantou informações sobre o background familiar e educacional dos respondentes, sobre suas práticas de leitura e escrita em diversas esferas de vivência e também sobre o julgamento que fazem de suas próprias capacidades.en
dc.description.sponsorshipIBOPE CNPQen
dc.format.extent1301801 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherInstituto Paulo Montenegroen
dc.subjectALFABETISMO FUNCIONALen
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSen
dc.subjectESCRITAen
dc.subjectLEITURAen
dc.subjectLETRAMENTOen
dc.subjectALFABETISMOen
dc.subjectANALFABETOSen
dc.subject.otherINAF3pt
dc.titleIndicador nacional de alfabetismo funcional, 3º: um diagnótico para inclusão social pela educação: avaliação da leitura e escritaen
dc.typeTechnical Reporten
Appears in Collections:Indicador nacional de alfabetismo funcional
Publicações AE (todas)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
inaf03.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.