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dc.contributor.authorHADDAD, Sérgio-
dc.contributor.authorCARVALHO, Ludmila-
dc.contributor.authorSARAIVA, Sabrine-
dc.date.accessioned2009-05-25T18:52:14Z-
dc.date.available2009-05-25T18:52:14Z-
dc.date.issued2008-04-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2309-
dc.descriptionPeriódo: 2005 a 2006. Pesquisador responsável: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa). Demais pesquisadores: Antonio Gomes Batista (UFMG). Parceria: Fondation Gérin-Lajoieen
dc.description.abstractEste estudo é produto de uma parceria entre Fondation Gérin-Lajoie e a Ação Educativa e tem como objetivo contribuir no debate global sobre as dificuldades dos países para atingirem os Objetivos do Milênio estabelecidos no contexto das Nações Unidas, assim como aqueles estabelecidos na reunião Educação para Todos em Dakar. No caso deste trabalho, o contexto analisado é o brasileiro. O estudo toma como objetivo central a analise do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, recentemente lançado pelo Ministério da Educação, no início do segundo governo do Presidente Lula (2007-2010). Para tanto, inicia com uma descrição do contexto sócio-econômico brasileiro; na seqüência discute os fatos políticos recentes pós-regime militar (1964-1985), a elaboração de uma nova Constituição (1988) e os direitos educacionais traduzidos posteriormente na nova Lei de Diretrizes e Bases (1996). Considera o processo de democratização das instâncias políticas, bem como o movimento da sociedade civil neste contexto, suas formas de organização e de participação. Na seqüência, analisa o sistema educacional e o seu posicionamento dentro das Metas do Milênio e Educação Para Todos; discute como os movimentos sociais têm se posicionado na promoção e na implementação da Educação como um direito humano. Ao estudar o Plano de Desenvolvimento da Educação, o trabalho procura verificar o impacto da articulação do Ministério da Educação com os demais Ministérios para alcançar seus objetivos, bem como a participação da sociedade civil nos processos de tomadas de decisões, debates e implementação do PDE.en
dc.description.sponsorshipFonte de Financiamento: UNESCO Parceria Fondation Gérin-Lajoieen
dc.format.extent362977 bytes-
dc.format.extent350776 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
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dc.publisherAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informaçãoen
dc.subjectALFABETIZAÇÃOen
dc.subjectALFABETISMOen
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSen
dc.subjectLETRAMENTOen
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALen
dc.subjectPLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOen
dc.subjectPROGRAMA BRASIL ALFABETIZADOen
dc.titleUma avaliação da participação da sociedade civil e da colaboração interministerial no Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE estudo de caso Brasil 2008en
dc.title.alternativeUne évaluation de la participation de la société civile et de la collaboration interministérielle au Plan de Développement de l’Éducation - PDE Étude de cas: Brésil 2008fr
dc.typeTechnical Reporten
Appears in Collections:Estudo de caso de país: compromissos e desafios para um Brasil Alfabetizado
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