Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2297
Título: Que ensino médio queremos? guia para a realização de grupos de diálogo
Autor(es): AÇÃO EDUCATIVA. Programa de Juventude. Projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação
Palavras-chave: ENSINO MÉDIO;EDUCAÇÃO ESCOLAR;POLÍTICA EDUCACIONAL;JOVENS;PROJETO JOVENS AGENTES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO
Data do documento: Jul-2007
Editor: Ação Educativa
Resumo: O Projeto Jovens Agentes pelo Direito á  Educação é desenvolvido pela Ação Educativa, em parceria com cinco escolas estaduais da zona leste da cidade de São Paulo. Seu objetivo éproduzir reflexões e recomendações para o Ensino Médio de forma participativa, envolvendo estudantes, professores, familiares e gestores. Nesse sentido, tem sido realizada uma capacitação com um grupo de 22 jovens vinculados á s escolas parceiras, como agentes pelo direito á educação. Este grupo, juntamente com a Ação Educativa, é responsável pela realização de algumas ações com as escolas. A primeira delas foi a realização de uma pesquisa de opinião que contou com a participação de 880 estudantes das cinco escolas. Esta pesquisa gerou um conjunto de dados estatísticos sobre as visões e os sentidos do Ensino Médio para os (as) estudantes, o qual serão subsídio para as comunidades escolares (re) pensarem suas realidades e seus processos educativos. A segunda ação será a realização de Grupos de Diálogo. Um espaço de reflexão e debate coletivo que deverá gerar dados qualitativos capazes de apontar os caminhos que o Ensino Médio deve percorrer, a fim de se tornar mais sintonizado com as necessidades educativas destas comunidades. Quais são os objetivos do Ensino Médio? Para que, afinal, ele serve? Que tipo de formação o Ensino Médio deve oferecer aos jovens? Qual é a identidade deste ní­vel de ensino? Estas são algumas perguntas que vão orientar a realização de dez Grupos de Diálogo nas cinco escolas parceiras. Cada escola vai realizar dois grupos de diálogo, um apenas com estudantes e outro com professores, familiares e gestores das escolas. Tanto os resultados dos diálogos como os resultados da pesquisa de opinião serão alvo de análises e reflexões envolvendo as comunidades escolares e também especialistas da área de educação, com o objetivo de elaborar recomendações e diretrizes para a polí­tica pública do Ensino Médio no estado de São Paulo.
Descrição: PERIÓDO DO PROJETO: 2007. PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Ana Paula Corti. DEMAIS PESQUISADORES: Raquel Souza, Thales Alves, Milton Alves Santos , Ana Cláudia Anchieta Ribeiro, Ana Paula do Nascimento Lucinda, Camila Santana Silva, Daniel Carvalho de Almeida, Daniela da Silva Pereira, Douglas Argemiro Alves, Douglas Geronimo da Silva, Gleicy Leal de Goes, Heidy Luize Martins, Jacqueline Maria da Silva, Joice Avancini, José Givaldo Ferreira Alves, Karen Cristina Oliveira de Jesus, Malu de Souza Santos, Marcela Deomesessi, Paloma dos Santos Siqueira, Perla Graziela da Silva, Rodrigo da Cruz Araújo, Viní­cius Scuteri Tude Souza.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2297
Aparece nas coleções:Jovens agentes pelo direito à educação (JADE)
Que ensino médio queremos?
Publicações AE (todas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
queensinomedioqueremosguia.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.