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dc.contributor.advisorMACEDO, Miramyen
dc.contributor.authorBORDEST, Raquel Correia de Souza Leon-
dc.date.accessioned2009-03-31T19:20:38Z-
dc.date.available2009-03-31T19:20:38Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationBORDEST, Raquel Correia de Souza Leon. Educação Ambiental e os meios informativos: o caso do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso na Comunidade de Tarumã / Nossa Senhora do Livramento. 2003. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Mato Grosso. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Miramy Macedo.en
dc.identifier.otherenfa-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2280-
dc.descriptionBiblioteca Depositária: Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IEen
dc.description.abstractO Gasoduto Bolívia-Mato Grosso é utilizado no transporte de gás natural até a Usina Termoelétrica de Cuiabá, para a geração de energia elétrica. O local que escolhemos para realizar a nossa pesquisa é a comunidade denominada Tarumã, sub-distrito do Município de Nossa Senhora do Livramento, distante 20 Km de Cuiabá. O objetivo desse trabalho é identificar os moradores, verificar a visão da comunidade sobre o ambiente e a intervenção da implantação do gasoduto no local; as práticas educativas utilizadas para nortear o cotidiano dos habitantes com as alterações ambientais trazidas pelo empreendimento, tendo por base a identificação da forma da divulgação das informações repassadas à comunidade sobre o mesmo; para atingir esses objetivos, com proposta de Pesquisa Qualitativa, utilizamos o estudo de caso. Como principais procedimentos metodológicos, utilizamos a observação in loco, entrevistas, análise documental do material disponível e a sistemática do conhecimento que a comunidade tem sobre o gasoduto. A educação influencia diretamente na visão que os habitantes da comunidade possuem sobre o ambiente, e sobre os riscos que envolvem o gasoduto. A intranqüilidade gerada afeta diretamente a qualidade de vida daquelas pessoas, gerando a necessidade de se repensar sobre a prática de uma educação ambiental que beneficie seus destinatários na visão totalizante de meio e não que assegure apenas a preservação do patrimônio privado que envolve o empreendimentoen
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dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal do Mato Grosso. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALen
dc.titleEducação Ambiental e os meios informativos: o caso do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso na Comunidade de Tarumã / Nossa Senhora do Livramentoen
dc.typeThesisen
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