Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2262
Título: Meio ambiente e educação para a cidadania: experiências locais nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari
Autor(es): JACOBI, Pedro Roberto
AVANZI, Maria Rita
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL;EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
Data do documento: 1998
Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AVANZI, Maria Rita. Meio ambiente e educação para a cidadania: experiências locais nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari. São Paulo. 1998. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação ) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Pedro Roberto Jacobi;
Resumo: A presente pesquisa trata das práticas de Educação Ambiental na região das bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari, no Estado de São Paulo. O contexto sócio-ambiental da região está fortemente marcado pela problemática da água e pela parceria entreinstiruições governamentais e Organizações na Governamentais na gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, constitui-se um campo fértil para estudar as práticas educativas ligadas à questão ambiental sob o viés da participação política. Com base nisto, a questão norteadora desta pesquisa busca averiguar sobre a incorporação da concepção de Educação Ambiental (EA) como exercício de cidadania entre as práticas educativas idealizadas fora do âmbito escolar. Portanto, seus sujeitos são as entidades ambientalistas, associações de bairro e de agricultores, prefeituras municipais, casas de agricultura, enfim o que se convencionado chamar de EA não formal (UNESCO, 1989; NOVO, 1996). A metodologia utiliza foi a pesquisa do tipo etnográfico aplicada à educação, uma vez que a intenção era buscar, nas ações e eventos de EA, os significados construídos por esses sujeitos (ERICKSON, 1984; LUDKE 7 ANDRÉ, 1986; ANDRÉ, 1995). Um dos traços que primeiro torna-se evidente é a ampla heterogeneidade de sentidos atribuídos à EA, mesmo quando seu objetivo principal está relacionado com o exercício da cidadania. Isto se explica pelo próprio fato da cidadania ganhar diversas leituras, que estão intimamente ligados a concepções ideólogicas e interesses políticos de seus agentes. Portanto, ainda que tenha a intenção de traduzir uma postura consensual, e educação para a cidadania toma, no mínimo, dois rumos: um que forma cidadãos passivos, outro que se preocupa em formar sujeitos sociais (BENEVIDES, 1994; TOURAINE, 1997). Os elementos recolhidos entre os sujeitos desta pesquisa sugerem caminhos metodológicos para trabalhos que acontecem na interface entre a educação não formal e a instituição escolar.
Descrição: Biblioteca Depositária: Faculdade de Educação - FEUSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2262
Aparece nas coleções:Educação Ambiental
Educação Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Rita_Avanzi3.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Maria_Rita_Avanzi2.pdf3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Maria_Rita_Avanzi1.pdf3.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador